Portugal com desempenho acima da média em 2009, mas recuperação será mais lenta em 2010
A economia portuguesa deverá ter um desempenho melhor que o da maioria da União Europeia em 2009, mas a evolução para 2010 será mais lenta que a generalidade dos países e o estado das contas públicas deve agravar-se.
Corpo do artigo
A economia portuguesa deverá sofrer uma contracção de 2,9 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2009, superior à média da zona euro (-4 por cento) e da União Europeia, situando-se como o sétimo melhor desempenho (em percentagem do PIB) no conjunto dos 27 países da União Europeia.
Para 2010 as perspectivas já não são tão positivas. A economia deverá crescer 0,3 por cento, abaixo dos 0,7 por cento projectados para a média da zona euro e da União Europeia.
Portugal está no décimo sétimo lugar dos países que mais crescerão na União Europeia em 2010.
A taxa de desemprego prevista para este ano, nove por cento em Portugal, apesar de melhor do que a prevista para a zona euro (9,5 por cento) e para a União Europeia (9,1 por cento), é a nona pior dos 27 Estados membros, juntamente com Irlanda e Roménia.
O cenário para 2010 é de estabilização para Portugal mas de deterioração para mais países, com as projecções a colocarem 14 países com uma taxa de desemprego superior, com a Espanha taxa mais elevada dos 27, prevista para 20 por cento.
O saldo orçamental em 2009 e 2010 será mais negativo que o da média da zona euro e União Europeia e o sétimo pior no conjunto dos 27 países, projectando a CE um défice orçamental de oito por cento nestes dois anos, e uma maior deterioração em 2011 para os 8,7 por cento do PIB.
A estimativa da dívida pública também revela uma forte deterioração, com Portugal a poder atingir os 77,4 por cento do PIB em 2009 e os 84,6 por cento em 2010. Em 2002, a dívida pública portuguesa estava nos 55,5 por cento do PIB.
Apesar de em linha com as estimativas para a média da zona euro (78,2 por cento para 2009 e 84 por cento em 2010) e da União Europeia (73 por cento em 2009 e 79,3 por cento em 2010), a confirmarem-se estes valores, Portugal terá o sexto maior nível de dívida publica este ano e o quinto pior em 2010, com um agravamento previsto para 2011 até aos 91,1 por cento.