A produção industrial subiu ligeiramente na zona euro (0,4%) e na União Europeia (0,3%) em abril, relativamente ao mês anterior, mas Portugal registou um recuo de -3,6%, o terceiro maior no conjunto dos 27, revelam dados divulgados pelo Eurostat, esta quarta-feira.
Corpo do artigo
Esta queda na produção industrial em Portugal na comparação mensal, a maior nos últimos seis meses e a primeira de 2012 - segue-se a três meses consecutivos de subidas (4% em janeiro, 0,5 em fevereiro e 2,9 em março) -, apenas foi superada por aquelas registadas na Finlândia (-5,1,%) e Holanda (-4,3%), em contraste com as subidas registadas na Irlanda (3%), França (2,3%) e Roménia (1,9%).
No entanto, os dados do gabinete oficial de estatísticas da UE revelam que, na comparação homóloga (anual, com abril de 2012), enquanto a produção industrial caiu mais de meio ponto percentual (0,6%) no espaço monetário único e 0,8% no conjunto da União, Portugal foi um dos oito Estados-membros a registar uma subida, de 1,8%, a quarta maior entre os 27.
A subida é somente batida pelos crescimentos na produção industrial verificados na Roménia (+12,6% comparativamente a abril de 2012), Lituânia (5%) e Estónia (2,7%).
No extremo oposto da lista, surgem, com as maiores descidas, Finlândia (-10,2%), Itália (-4,6%) e República Checa (-3,4%).
Nesta comparação homóloga, Portugal põe fim a cinco meses consecutivos de quedas - já que desde novembro de 2012 que a produção industrial vinha a cair em comparação com o mesmo mês do ano anterior - e contraria a tendência europeia, pois as quedas na zona euro e na UE a 27 acontecem pelo sexto mês consecutivo.