Portugal continua a liderar a quebra de vendas de carros na Europa com uma queda de 47,4% em Janeiro, quando, no total, o mercado europeu caiu 7,1%, acentuando a grave crise no sector.
Corpo do artigo
Segundo dados divulgados, esta quinta-feira, pela Associação de Construtores Automóveis Europeus (ACEA), as vendas em Portugal passaram de 13221 unidades em Janeiro de 2011 para 6949 no primeiro mês deste ano, o que coloca o país com a pior performance na União Europeia, logo seguido de França (-20,7%).
Dos países que estão em situação de resgate europeu, a Grécia, que no ano passado estava a par de Portugal na queda de vendas de automóveis, conseguiu recuperar em Janeiro, embora continue com uma descida de 13,3% relativamente a Janeiro de 2011. A Irlanda, por seu lado, está em plena recuperação com as vendas de carros a aumentarem 1,5% comparando Janeiro deste ano com o homólogo do ano passado.
Em difícil situação de mercado estão também a Itália (-16,9%), Bélgica (-16%) e Chipre (-17%), enquanto que os países de centro e leste da Europa continuam a sua explosão de vendas, com a Roménia a liderar, com um aumento de 86,4%, e ainda a Letónia (+44,8%) e Hungria (+43,9%).
O motor da economia europeia, a Alemanha obteve uma ligeira queda nas vendas (-0,4%) enquanto o Reino Unido manteve a sua situação inalterada. Surpreendentemente, a Espanha, que obteve uma queda no final de 2011, está a recuperar e em Janeiro e aumentou as suas vendas em 2,5%.
Em termos de construtores automóveis, o grupo Volkswagen alargou o fosso como líder europeu, sendo o único a aumentar as suas vendas em Janeiro, para 0,7%, enquanto que os franceses da PSA Peugeot Citroën viram as vendas caírem 14,9% e o grupo Renault 25,2%.
Em destaque nas vendas estão os sul coreanos da Hyundai e Kia com aumentos de 17,9% e 30,6% comparando com Janeiro de 2011 e ainda o grupo Jaguar Land Rover, com mais 39,2%.