Portugal e Espanha vão criar, nos próximos dias, um grupo de trabalho que impulsione a vontade conjunta de criar um eixo ferroviário de mercadorias, entre Sines e a fronteira franco-espanhola, por Madrid.
Corpo do artigo
O anúncio foi feito em Madrid pelo ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, e pelo ministro do Fomento espanhol, José Blanco, que analisaram vários temas relacionados com as infraestruturas transfronteiriças e dos dois países, esta quarta-feira.
Álvaro Santos Pereira explicou que a ligação ferroviária de mercadorias é uma "prioridade" dos dois Governos, referindo que no que toca à rede de alta velocidade ferroviária, o Executivo português tomará uma decisão sobre o TGV "no mês de Setembro".
O governante português explicou que no encontro se reafirmou a vontade de Portugal e Espanha "fomentar e promover as relações económicas bilaterais, tanto a nível comercial como de investimento".
Um esforço tanto mais importante, considerou, porque "os dois países estão a passar tempos difíceis" e é necessário "trabalhar para tornar as duas economias mais competitivas, produtivas e mais criadoras de emprego".
Exactamente por isso, frisou, e porque querem tornar as exportações "mais competitivas" o encontro de hoje acordou "dar prioridade total à ferrovia de mercadorias e a ligação em bitola europeia de Sines até à fronteira francesa".
Para isso nos próximos dias será criado um grupo de trabalho que "coordenará os esforços dos dois países para conseguir assegurar que a ligação é feita a médio prazo, o mais brevemente possível".
"Ao fazê-lo as nossas exportações, bem como as nossas plataformas logísticas e portos, tornam-se mais competitivas, mais atractivas na Europa e no mundo e criar mais riqueza e mais emprego", considerou.
José Blanco também destacou a importância da rede ferroviária de mercadorias, afirmando que os dois Governos estão interessados em todas as medidas que ajudem a responder ao principal desafio actual: "a recuperação económica".