Portugal é o quarto país com maior risco de não conseguir pagar a sua dívida pública, segundo um "ranking" da consultora CMA, que afasta Espanha do top-10 e destaca a "impressionante" queda nos seguros da dívida espanhola.
Corpo do artigo
Segundo esta consultora, o risco de Portugal não conseguir cumprir os compromissos financeiros ascende a 40,1%, abaixo da Grécia (57,7%), da Venezuela (51,8%) e da Irlanda (43%). Portugal mantém a sua posição no "ranking" face ao trimestre anterior.
No sentido inverso está a Noruega, que se mantém como o emissor de dívida soberana mais seguro, com um risco de não pagamento de apenas 1,6%.
A perceção dos mercados é de que a dívida espanhola é hoje muito mais segura que no último trimestre, com uma descida de 33% nos credit default swaps (CDS), os seguros de não-pagamento da dívida.
Foi a quinta maior descida trimestral dos CDS, entre as economias analisadas.
Segundo este "ranking", a percepção de risco de não pagamento de Espanha é de 18,9%, o 13º destino mais arriscado das economias mundiais.
Apesar disso os analistas destacam que "existem preocupações sobre se serão suficientes as medidas de austeridade adoptadas" em Espanha, incluindo "a recapitalização das caixas e o risco de novas descidas de rating".