Portugal é o país do mundo com o número mais elevado de mulheres milionárias. De acordo com um relatório publicado pela revista "Spears Magazine", 23% dos portugueses mais ricos são, de facto, portuguesas, um número que supera, de longe, as percentagens encontradas na Holanda (5,9%), Grã-Bretanha (11,4%) e Japão (3,7%).
Corpo do artigo
De acordo com o referido relatório, os países onde a percentagem de mulheres ricas é muito elevada são Portugal (23,8%), Filipinas (21%), Peru (18,3%), Hong-Kong (18%) e Turquia (17,4%).
No lado oposto da listagem - ou seja, os países com a menor percentagem de mulheres milionárias - estão a Holanda (5,9%), Rússia (5,7%), México (5,3%), Arábia Saudita (3,8%) e Japão (3,7%).
O diretor da revista, Josh Spero, entrevistado pelo jornal eletrónico "Mail Online", salientou o facto de metade da população mundial ser constituída por mulheres. "Por isso, não podemos dizer que existe igualdade de género na grande maioria dos países enquanto a riqueza que possuem não for dividida equitativamente", realçou. "E o que mais choca é que nenhum país está ainda muito próximo dessa realidade", afirmou.
Josh Spero realçou o facto de países como a Holanda, a Bélgica e a Nova Zelândia, conhecidos pelas suas políticas liberais, não terem uma distribuição mais justa da sua riqueza por género, como era de se esperar.
"De acordo com a Harvard Business Review, as empresárias obtêm mais 20% de lucros com menos 50% de investimento. Portanto, colocar as mulheres a liderar os negócios é benéfico para todos nós", concluiu.