Eurostat contabiliza salário português em 1015 euros, já com os subsídios de férias e de Natal. Luxemburgo está em primeiro, com 2 638 euros por mês, e a Bulgária em último com 551 euros.
Corpo do artigo
Segundo dados do Eurostat, publicados esta sexta-feira, Portugal está em 11º lugar no ranking dos salários mínimos da UE. Estes dados são relativos a janeiro de 2025,e têm em conta o subsídio de natal e de férias, o que aufere um valor mensal de 1 015 euros em Portugal. O valor do salário mínimo é 870 euros por mês, a que acrescem os dois subsídios nesta contabilidade do Eurostat. Nos 27 países da União Europeia, há cinco que não têm salário mínimo.
Luxemburgo é o país com o salário mínimo mais alto na União Europeia, 2 638 euros por mês. No lado oposto está a Bulgária, com um salário mínimo de 551 euros, o mais baixo da UE.
O Eurostat coloca Portugal no grupo intermédio dos salários mínimos europeus, que varia de 1 000 euros no Chipre a 1 323 em Espanha (em vigor em 1 de julho de 2024).O grupo também inclui a Eslovénia, a Lituânia, Chipre e Polónia.
A taxa de crescimento médio do salário mínimo em janeiro de 2025 foi mais acentuada na Roménia (+14,1 %), Lituânia (+13,2 %), Bulgária (+11,6 %) e Polónia (+10,3 %). Portugal está fora do top 4.
Em relação à disparidade entre o salário mínimo e o poder de compra, Portugal desce para 13º lugar, com a Alemanha em primeiro e a Estónia em último.
Portugal também está inserido no grupo de países intermédios neste aspeto, com valores que vão dos 1 030 euros na Hungria aos 1 453 na Espanha. O grupo inclui, igualmente, a Eslovénia, a Roménia, a Croácia, a Lituânia, a Grécia, Chipre e Malta.
O site do Eurostat ainda explica que os salários mínimos apresentados nestes dados correspondem aos ganhos brutos, antes da dedução de impostos e contribuições à Segurança Social.