Um relatório publicado esta quarta-feira pela Comissão Europeia (CE) revelou que Portugal foi o "único país" em que a sobrevalorização dos imóveis "aumentou significativamente" em 2024.
Corpo do artigo
De acordo com Bruxelas, os preços das casas estiveram, em média, 35% acima do seu valor real durante o ano passado, muito acima dos valores entre 10% e 20% registados no Luxemburgo, Países Baixos, Áustria, Grécia, Chéquia, Suécia e Letónia. Tendo em conta a inflação, a sobrevalorização pode mesmo ter atingido os 50%, o dobro da média europeia, apontaram os autores do documento.
Portugal é mesmo exceção no panorama imobiliário europeu, funcionando o mercado no sentido contrário aos dos restantes exemplos externos. "Embora os números possam não ser totalmente comparáveis entre países, a comparação mostra que as licenças de construção estão próximas dos mínimos históricos na maioria dos países da União Europeia, com algumas exceções notáveis, nomeadamente Portugal, Croácia, Espanha e Grécia", refere a Comissão.