Portugal "vai não apenas sobreviver mas até crescer" com o pacote de austeridade, afirmou esta sexta-feira, em Lisboa, a ministra da Economia francesa e candidata à direcção-geral do Fundo Monetário Internacional, Christine Lagarde.
Corpo do artigo
Sentada ao lado do ministro das Finanças português, Christine Lagarde prestou "um tributo aos esforços enormes" de Teixeira dos Santos e declarou-se "confiante" no sucesso do pacote aprovado com a troika, "dada a solidez das medidas e o apoio político alargado entre os vários partidos".
A ministra francesa falou na conferência de imprensa que encerrou uma estada de poucas horas em Lisboa, à margem da assembleia anual do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD).
Christine Lagarde é candidata à direcção geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), uma das três instituições envolvidas na negociação do pacote de ajuda financeira a Portugal, juntamente com a Comissão Europeia e o Banco Central Europeu.
A candidatura de Christine Lagarde "teve o apoio" de Portugal mas a ministra francesa remeteu para Teixeira dos Santos mais detalhes sobre a questão.