As compras de Natal aumentaram 15% em comparação com 2023. Neste período da época natalícia, os pagamentos por MB Way cresceram mais de 40%, tanto em compras em loja como ‘online’ , segundo dados do SIBS Analytics divulgados esta terça-feira
Corpo do artigo
Este ano, o consumo na época do Natal aumentou 15% face a 2023. A análise do SIBS Analytics, divulgada esta terça-feira, diz respeito ao total das compras realizadas entre os dias 1 e 24 de dezembro, quer em lojas físicas quer ‘online’, com cartões portugueses.
Os dados da entidade gestora da rede Multibanco mostram um maior volume de compras realizadas no último dia: no dia 23 de dezembro ultrapassaram-se as 10 milhões de transações. Mas foi às 11.37 horas da Véspera de Natal, 24 de dezembro, que se registou o maior pico, com 402 transações processadas por segundo.
A análise mostra que nos dias 20 e 21 de dezembro também se registou uma maior variação do número de compras face à média diária de 8,6 milhões de transações, com aumentos na ordem dos 13%. Registaram-se, assim, entre nove a 10 milhões de transações nesses dias.
Compras na internet aumentaram 30%
Segundo a análise, os pagamentos através do MB Way continuam a ganhar terreno entre as preferências dos consumidores. A plataforma de transferências registou um crescimento de mais de 40% nas transações realizadas este Natal, tanto em compras físicas (+43%) como em compras na internet (+44%).
Os dados estão em linha com a tendência ascendente do comércio online, que nesta época natalícia representou 19% do total das compras feitas pelos portugueses, o que corresponde a um aumento de 30% face ao mesmo período do ano passado. O valor gasto também aumentou (+36%). Por outro lado, as compras em loja também aumentaram (+11%), e os gastos também (+10%).
Entre a diversidade de prendas, os portugueses compraram mais brinquedos e jogos, cuja procura cresceu 69% face à média mensal de janeiro a novembro deste ano, seguindo-se a decoração e bens para casa (+59%), perfumes e produtos cosméticos (+46%), bem como roupa e acessórios (+39%)
Os pagamentos feitos com cartões estrangeiros em Portugal também subiram, cerca de 12% em número e 4% em valor gasto face ao mesmo período em 2023. Em contrapartida, as compras físicas realizadas por portugueses no estrangeiro diminuíram ligeiramente, com reduções de 2% nas transações e de 6% no valor.