O Governo prolongou o prazo para validar as faturas do IRS até dia 28 de fevereiro. O período de validação terminava esta terça-feira, mas as dificuldades técnicas para aceder ao portal do e-fatura obrigaram a alterações. O elevado número de acessos ao site está na origem dos problemas.
Corpo do artigo
"O prazo para verificação e comunicação de faturas, para efeitos do IRS de 2024, foi prorrogado por três dias, podendo os contribuintes proceder à validação das respetivas faturas até ao final do dia 28 de fevereiro", lê-se no comunicado enviado às redações pelo ministério das Finanças.
Segundo a tutela, "o elevado número de acessos" ao e-fatura ao longo do início desta semana provocou "constrangimentos pontuais de acesso". A funcionalidade vai ficar disponível no Portal das Finanças e na app e-fatura até ao final do mês de fevereiro.
O ministério das Finanças informa ainda que os prazos de reclamação prévia dos valores apurados pela Autoridade Tributária e da entrega da declaração modelo 3 de IRS mantêm-se.
Recorde-se que o acesso ao portal e-fatura está indisponível para milhares de contribuintes desde segunda-feira, numa altura em que terminava o prazo para os contribuintes validarem as faturas para efeitos de IRS.