O preço do gás de petróleo liquefeito (GPL) engarrafado, no segmento de propano em garrafas de 11 kg - as mais vendidas no mercado - foi em maio 6,2% inferior ao valor de referência calculado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).
Corpo do artigo
De acordo com o relatório mensal hoje divulgado pelo regulador, o preço anunciado médio foi de 33,30 euros por garrafa, enquanto o preço eficiente com margens se situou nos 35,51 euros, traduzindo uma diferença de -2,21 euros.
A ERSE esclarece que estas variações não configuram, por si só, práticas comerciais irregulares, servindo apenas fins de monitorização e promoção da transparência no mercado.
A avaliação do mercado de GPL engarrafado tem em conta fatores como a concentração do setor, a diversidade de ofertas comerciais e o alinhamento com as cotações internacionais, que em abril voltaram a recuar. O preço do propano caiu 24,5% e o do butano 19,7%.
A análise da ERSE destaca ainda que a Prio manteve as ofertas comerciais médias mais baixas no mês de abril no segmento de propano (2,661 euros/kg), seguida pelo segmento "outros" -- que inclui as garrafas vendidas em supermercados -- com preços a rondar os 2,818 euros/kg.
No butano, a OZ Energia apresentou a oferta mais baixa (2,584 euros/kg), logo seguida pela Cepsa, com preços médios em torno dos 2,635 euros/kg.
O regulador lembra ainda que o consumidor pode escolher entre butano e propano, consoante as condições de armazenagem e temperatura, desde que o redutor da garrafa seja compatível.