Pescado foi vendido em média a 2,47 euros por quilo. Peso de espécies menos valorizadas aumentou. Norte concentra mais de 30% dos pescadores, mas passou para 4.º lugar nas capturas.
Corpo do artigo
O consumidor pagou mais, mas o pescador recebeu menos. O preço médio do peixe fresco descarregado nos portos nacionais caiu 6,8% em 2023. O aumento das capturas de cavala (52,4%), a redução do preço da sardinha (10 cêntimos por quilo) e a diminuição das capturas na pesca polivalente ajudam a explicar o fenómeno. Por agora, os pescadores não estão preocupados, mas deixam um alerta ao consumidor: que exija saber mais da origem do peixe que come.
Os números da inflação não enganam - 4,3% em 2023. O Índice de Preços no Consumidor (IPC) para o peixe fresco cresceu 3,8%, mas a verdade é que o preço médio do peixe fresco vendido nas lotas desceu 6,6%. Em média, o peixe foi vendido a 2,47 euros o quilo (-17 cêntimos do que em 2022), de acordo com as Estatísticas da Pesca 2023, recentemente divulgadas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).