Os preços no consumidor voltaram a cair na zona euro em Outubro, com Portugal a registar a segunda maior quebra, após a Irlanda.
Corpo do artigo
Os dados publicados pelo Eurostat hoje, segunda-feira, coincidem com a primeira estimativa da inflação nos 16 países do euro divulgada a 30 de Outubro pelo gabinete de estatísticas europeu e confirmam um abrandamento da tendência de queda dos preços após o recuo de 0,3 por cento verificado em Setembro.
Em Portugal os preços recuaram 1,6 por cento, após uma quebra de 1,8 por cento em Setembro, com a Irlanda a apresentar uma taxa de inflação mais negativa entre os 16 países do euro, com os preços a cair 2,8 por cento após 3 por cento em Setembro.
Na União Europeia no seu conjunto, os preços subiram 0,5 por cento em Outubro face a igual mês de 2008, após um aumento de 0,3 por cento no mês anterior.
Em comparação mensal, os preços subiram 0,2 por cento em Outubro face a Setembro, tanto na zona euro como na UE-27, enquanto estabilizavam em Portugal.
As taxas média de inflação nos doze meses até Outubro de 2009 foram as mais fracas na Irlanda (-1,0 por cento), em Portugal (-0,6 por cento) e no Luxemburgo (-01 por cento) e as mais elevadas na Roménia (5,9 por cento), na Lituânia (5,4 por cento) e na Letónia (5,3 por cento).