O presidente da República, Cavaco Silva, defendeu que, "neste tempo difícil que o país atravessa", é "patriótico" que Portugal consiga "produzir mais e melhor" e que os portugueses "prefiram" os produtos nacionais.
Corpo do artigo
"É essencial, eu diria mesmo que é patriótico, produzir mais, produzir melhor e que os portugueses prefiram os nossos produtos", apelou o Chefe de Estado, domingo, de visita à feira agropecuária Ovibeja.
"Que as empresas de distribuição não deixem de apoiar os nossos agricultores, comprando a sua produção a preços justos", defendeu.
Além disso, o presidente da República apelou ainda aos consumidores para que, "nesta hora, que é tão decisiva para o nosso país, não deixem de olhar à origem dos produtos que compram e, sempre que possível, comprem os produtos portugueses".
Só assim, explicou, os portugueses poderão "ajudar a diminuir os nossos desequilíbrios e contribuir para diminuir a nossa dívida com o exterior, que é o nosso grande problema, neste momento".
Num certame que, durante cinco dias, reuniu "mais de mil expositores", muitos deles ligados às actividades do mundo rural, o chefe de Estado provou alguns produtos regionais, como o presunto ou o vinho. "Há muita coisa que, neste momento é importada", mas que "nós podemos produzir e produzir bem e de forma competitiva", insistiu.
"Se não aumentarmos as exportações e diminuirmos as importações, se não conseguirmos aumentar a poupança interna e se não reconquistarmos a confiança dos investidores internacionais, posso dizer que, no futuro, enfrentaremos problemas tão graves de financiamento da economia portuguesa como estamos a enfrentar", avisou.