O Governo quer "articular" os processos de privatização da ANA - Aeroportos de Portugal e da TAP para que a estratégia futura para a empresa gestora dos aeroportos portugueses esteja "alinhada" com a da companhia aérea.
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A intenção do executivo consta do Plano Estratégico dos Transportes (PET) para o período 2011-2015, a que a Lusa teve acesso.
Segundo o documento, esta articulação visa a "manutenção e desenvolvimento do 'hub' [placa giratória] de Lisboa, consolidando a sua posição e assegurando a capitalização das rotas estratégicas para a economia portuguesa como são as da Europa, América do Sul e África".
No que respeita à TAP, o Governo afirma que, "pesem embora as melhorias registadas nos resultados do grupo, a sua estrutura de balanço e posição financeira encontra-se descapitalizada, pelo que urge reequilibrar e consolidar as contas da transportadora".
O PET refere que o processo de privatização da TAP, acordado no âmbito do Memorando de Entendimento assinado com a 'troika', "será concluído até ao final de 2012, sendo uma oportunidade de repor os níveis de capital da empresa".
O documento refere ainda que serão "fatores críticos" na selecção do parceiro estratégico para a TAP "a demonstração de um modelo de negócio alinhado com os interesses nacionais na manutenção de uma companhia aérea de bandeira nacional, as ligações entre o Continente e as Regiões Autónomas, a manutenção e potenciação do hub em Portugal e o desenvolvimento das rotas internacionais para a Europa, Brasil, Médio e Extremo Oriente e África".