Há empresas com agenda sobrelotada até ao fim do mês. Valores chegaram aos 800 euros por semana nas ilhas.
Corpo do artigo
A procura pelo aluguer de viaturas ("rent-a-car") está a aproximar-se de valores pré-pandemia e os empresários acreditam que 2022 poderá ser o "melhor ano turístico de sempre". Porém, o mercado não consegue responder a tantas solicitações que, devido à falta de carros, faz aumentar os preços. Os valores podem rondar os "100 e os 150 por dia", diz Paulo Silva, sócio-gerente da Turisrent, agência de aluguer de carros na cidade do Porto.
"Com uma menor oferta e uma procura elevada, os preços subiram", adianta Joaquim Robalo de Almeida, secretário-geral da Associação dos Industriais de Automóveis de Aluguer sem Condutor, que aponta que a taxa de ocupação no verão estará acima dos 94%. Em média, um carro da marca Renault Clio pode ter chegado, em agosto, aos 800 euros por semana nas ilhas (Açores e Madeira) e aos 500 euros no Porto e em Lisboa, diz o responsável.
O JN tentou contactar várias empresas do setor, mas não obteve respostas após várias tentativas. Uma delas, com atividade no Porto, disse estar em "overbooking" (venda de um serviço em quantidade maior do que a capacidade, para preencher com eventuais desistências) até ao final do mês de setembro.
Antes do verão eram várias as empresas a notar dificuldades em fazer face à procura. Uma parte da frota foi vendida durante 2020. "Depois foi difícil recuperar porque a produção de automóveis está em baixa devido à falta de semicondutores", diz Joaquim Robalo de Almeida.
Desespero por viaturas
A Ecodrive no Porto está a registar uma "procura gigante", tendo notado um pico a partir de abril e maio por turistas estrangeiros, sobretudo espanhóis e ingleses. Vanessa Camisão, colaboradora da empresa, refere que os clientes têm uma atitude "quase desesperante", porque "não há nada disponível".
Além de automóveis ligeiros, a Ecodrive faz aluguer de quadriciclos. "Os turistas não se importam de usar", explica. Já Paulo Silva, sócio-gerente da Turisrent, revela que muitos clientes ficam surpresos com os preços elevados.
Paulo Pinto, responsável pelo Europcar Mobility Group (head of country) em Portugal, não revela valores, mas refere que "dada a escassez de veículos e a maior procura comparativamente a 2020 e a 2021, os preços de aluguer refletem esta realidade".
Valor
650 milhões de euros é a faturação que a Associação dos Industriais de Automóveis de Aluguer sem Condutor estima que o setor vai registar em 2022 no aluguer de veículos ligeiros de passageiros. Acrescentam-se 65 milhões do aluguer dos veículos de mercadorias ("rent-a-cargo").