A procura pela dívida a cinco anos que o Tesouro Português está a tentar colocar terá superado os 10 mil milhões de euros, tendo a aceitação de ofertas fechado pelas 12 horas, ficando aberta apenas para os mercados americanos.
Corpo do artigo
O Tesouro português teria um valor indicativo entre 1 e 2 mil milhões de euros para a operação desta quarta-feira, mas ainda não está definido qual será o valor a colocar.
Segundo a informação dada à Lusa por fontes do mercado, a aceitação de ofertas para a linha de dívida que vence em 2017, com cupão 4,35%, deverá ficar aberta apenas para os mercados americanos durante a tarde, devendo durante esse período existir uma 'conference call' entre o IGCP e o sindicato bancário que está a liderar a colocação - Barclays, BES, Deutsche Bank e Morgan Stanley -- para decidir quanta dívida o Estado aceita vender, segundo as mesmas fontes.
Nessa altura ficará definida qual é a taxa de juro média que Portugal terá de pagar por esta dívida.
A notícia desta operação foi avançada durante a tarde desta terça-feira pela Agência Bloomberg, que citava uma pessoa com conhecimento do processo que pediu para não ser citada por não estar autorizada a falar sobre o tema.
A colocação desta dívida é a primeira linha de Obrigações do Tesouro desde que Portugal pediu ajuda financeira ao Fundo Monetário Internacional e à Comissão Europeia.