Quanto é o apoio e como candidatar-se: o que precisa de saber sobre o incentivo para elétricos
O novo incentivo para carros elétricos entrou em vigor a 17 de outubro. Abrange veículos comprados desde 1 de janeiro em troca de um carro para abate.
Corpo do artigo
Já há incentivos aos elétricos?
Sim, desde ontem. Em causa está uma verba total de 20 milhões de euros, a repartir por este ano e pelo próximo, para apoiar a aquisição ou abate de automóveis de passageiros ou comerciais ligeiros, bem como motociclos e bicicletas.
De quanto é o apoio à compra?
Na modalidade carros de passageiros, estão previstos 1050 incentivos de quatro mil euros por veículo que custe até 38 500 euros, no máximo de um incentivo por candidato no caso de pessoas singulares. Para ser elegível, o condutor tem de entregar um carro para abate.
E os carregadores?
Para os carregadores para os veículos elétricos, estão contemplados 216 incentivos de 80% do preço de venda (IVA incluído) do posto de carregamento, até 800 euros, mais 80% do preço da instalação elétrica, até 1000 euros.
Como posso candidatar-me?
Através do site do Fundo Ambiental. São elegíveis as faturas e recibos com data entre 1 de janeiro e 31 de dezembro, tanto para a modalidade de passageiros como para a de mercadorias. O carro a combustão dado para abate tem de ter pelo menos dez anos de idade e são também elegíveis os carros abatidos com data posterior a 1 de janeiro de 2022. As candidaturas serão ordenadas por data e hora de submissão.