Incerteza da pandemia continua a desmotivar reservas com a antecedência de anos normais.
Corpo do artigo
O ano que se avizinha não será o mais pobre em oportunidades para férias curtas, com quatro feriados no fim ou início de semana e quatro possibilidades de "ponte", contudo a pandemia ainda está a desincentivar reservas de viagens ou de alojamento com antecedência. Só os períodos de maior procura, como agosto ou a passagem de ano, conseguem marcações com mais de um mês de antecedência, revelam as agências de viagens.
As boas notícias são que 2022 vai ter pelo menos três fins de semana prolongados graças aos feriados do 25 de abril (segunda-feira), 10 de junho (sexta-feira), 13 de junho (em Lisboa, segunda-feira) ou 24 de junho (no Porto, sexta-feira) e 15 de agosto (segunda-feira).
Além disso, excetuando o Carnaval, cujas férias escolares foram eliminadas, devido à semana de contenção entre 2 e 9 de janeiro 2022 tem quatro possíveis fins de semana prolongados: 16 de junho (quinta-feira), 1 de novembro (terça-feira) e 1 e 8 de dezembro (ambos calham à quinta-feira).
"Temos oferta para todos esses períodos, mas ainda é cedo para reservas", explicou Nuno Mateus, otimista para o próximo ano.