O Guia Repsol, uma cerimónia que pretende celebrar a gastronomia ibérica, distinguiu 194 restaurantes portugueses, sendo que quatro receberam a máxima distinção de três Sóis, numa cerimónia que marcou o regresso do guia a Portugal após nove anos de ausência.
Corpo do artigo
A cerimónia de entrega dos prémios decorreu esta segunda no Convento de São Francisco, em Santarém, com a presença de entidades governamentais, representantes da Repsol e figuras do setor gastronómico.
Segundo a organização, "do Porto ao Algarve, "passando por Lisboa e pela Madeira", 194 restaurantes portugueses foram reconhecidos, desde as "grandes casas tradicionais" até "às casas de comida mais simples".
Entre os premiados, destacaram-se quatro restaurantes que receberam 3 Sóis, a mais alta distinção do Guia Repsol: Belcanto (Lisboa), de José Avillez; Il Gallo D'Oro (Funchal), de Benoît Sinthon; Ocean (Porches) do chef Hans Neuner, e The Yeatman (Vila Nova de Gaia), de Ricardo Costa.
Dezassete restaurantes, de sete regiões do país receberam dois Sóis, e 49 restaurantes de 10 regiões do país receberam um sol.
Na lista estão também 124 restaurantes recomendados e quatro restaurantes receberam o prémio "Sol Sustentável" pelo seu compromisso com o meio ambiente, nomeadamente no combate ao desperdício alimentar e na aposta em produtos locais.