Na mitologia grega, Caerus era a personificação da oportunidade, da sorte e dos tempos favoráveis. Hoje, Caerus, no Marco de Canaveses, é nome do projeto de intervenção social que tem por fito promover o emprego, auxiliar as famílias nos seus desafios e dinamizar a comunidade, ao abrigo do programa CLDS+ do Marco de Canaveses.
Corpo do artigo
A Câmara é a entidade promotora do programa, cabendo à Fundação Santo António (IPSS com sede em Vila Boa do Bispo), o papel de entidade coordenadora da parceria.
Num município com uma taxa de desemprego a rondar os 10% (julho"de 2014), o Caerus, em função dos meios de que dispõe, propôs-se apoiar, em rede, 1777 desempregados, 225 empresas e entidades, 800 alunos e 87 integrações profissionais.
"Esta é uma resposta de emergência que pode desembocar noutros projetos. Neste momento, os desempregados que estão em melhor posição são os estagiários. Nós tentamos formar as pessoas para se manterem competitivas", explica Judite Freitas, coordenadora da equipa.
O Caerus, na medida emprego, formação e qualificação, Eixo 1, já fez eco a 25 ofertas de emprego, procedeu a 17 encaminhamentos para trabalho socialmente necessário, sete encaminhamentos para estágio emprego e quatro encaminhamentos para a Atividade Socialmente Útil.
As colocações foram, sobretudo, no apoio do serviço de refeições às crianças da EB1 Fornos. "O que nos foi dito é que uma coisa são as notícias, outra coisa é o trabalho objetivo, e neste particular, no trabalho, fomos considerados a nível nacional, um exemplo", sublinha, agradada, Judite Freitas.