A Renault continua alargar o seu portefólio de modelos e este verão chega o Rafale E-Tech full hybrid, um SUV coupé de alargada autonomia e de generosa bagageira. Até ao final do ano a gama será completada com uma versão E-Tech 4x4 de 300 cv.
Corpo do artigo
O Rafale, que já pode ser encomendado, tem 4,71 metros de comprimento, 1,87 metros de largura e 1,61 metros de altura, sendo construído sobre a plataforma CMF-CD, a mesma que é utilizada noutros modelos, como o Australe ou o Espace e que permite dimensões generosas.
A segunda fila, por exemplo, tem um raio de 302 mm para os joelhos e 880 mm de altura livre, valor assinalável para um automóvel com silhueta coupé e a capacidade da bagageira ascende aos 627 litros.
Uma caraterística inovadora é o teto panorâmico opacificante Solarbay® que utiliza a tecnologia PDLC (Polymer Dispersed Liquid Cristal - Cristal Líquido Disperso em Polímero) para se tornar opaco ou transparente a pedido, através do Assistente do Google, ou através de um comando no interior.
Segundo a Renault, o grupo propulsor de 200 cv, associado a uma caixa multimodo, permite uma autonomia que pode chegar aos 1.100 quilómetros, com um consumo e emissões de CO2 de 4,7 litros/100 km e 105 gramas de CO2/km (aguarda ainda a certificação final).
O sistema de quatro rodas direcionais 4CONTROL Advanced da Renault, de série na versão Esprit Alpine, além de melhorar o comportamento do automóvel, como já tivemos oportunidade de testar noutros modelos do fabricante, permite abordar as curvas a velocidades mais elevadas e conferir uma acrescida agilidade em cidade.
O sistema de info-entretenimento OpenR Link , com capacidades Google incorporadas e tem mais de 50 aplicações disponíveis.
Até ao final do ano, a Renault vai acrescentar à gama do Rafale uma versão E-Tech 4x4 de 300 cv, de alto desempenho, para elevar o prazer de condução. Esta versão vai ser dotada de um motor elétrico suplementar para as rodas traseiras e de uma afinação específica do chassis.
O Rafale custa 45 mil euros no nível de equipamento Techno e 50 mil euros a Esprit Alpine.