
O presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, alertará na segunda-feira em Berlim a chanceler alemã, Angela Merkel, para a necessidade do país pôr em marcha políticas de crescimento que ajudem a União Europeia a superar a crise económica.
Corpo do artigo
Rajoy e Merkel presidem à XXIV cimeira hispano-alemã, na qual participam os ministros dos Assuntos Exteriores, Economia, Emprego e Indústria de ambos países, com os respetivos secretários de Estado do Comércio e Educação e durante a qual se discutirá o futuro económico da UE.
Os dois chefes de Estado estiveram reunidos na semana passada em Santiago do Chile, durante a cimeira UE-América Latina e Caribe.
De acordo com a agência de notícias espanhola Efe, nos últimos meses, Mariano Rajoy tem subido o tom das exigências a Merkel, considerando que países como a Espanha estão a cumprir os seus compromissos para reduzir o défice.
Em meados de janeiro, o governante pediu à Alemanha e restantes países credores da zona euro que estimulem a economia, insistindo que o esforço não pode ser igual para todos os países.
Defendeu também que os países que podem aplicar políticas expansivas, devem pô-las em marcha e os que estão com mais dificuldades, como Espanha, devem centrar os seus esforços no controle e na redução do défice público.
Rajoy e Merkel irão também analisar as expectativas em torno do Conselho Europeu dos dias 7 e 8 de fevereiro em Bruxelas, durante a qual os líderes da UE tentarão chegar a um acordo sobre o orçamento comunitário.
