Em 2024, passaram mais de 70 milhões de passageiros por Portugal, metade dos quais tiveram voo na capital. Já no Porto, a Ryanair consolidou-se como a maior companhia aérea e atirou a TAP para terceiro, atrás da easyJet.
Corpo do artigo
O número de passageiros que passaram pelos aeroportos nacionais atingiu máximos históricos em 2024, com mais de 193 mil pessoas a desembarcarem e embarcarem todos os dias em Portugal. A contribuir para esse resultado está sobretudo o aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, que recebeu mais 1,4 milhões de viajantes do que em 2023. No Porto e em Faro também se registaram subidas. A Ryanair é a companhia aérea com mais movimentos e passageiros no Norte, onde a TAP apenas surge na terceira posição, com uma quota de voos de 12%.
Em 2024, aterraram 245,9 mil aeronaves em voos comerciais nos aeroportos portugueses e foram movimentados 70,4 milhões de passageiros, de acordo com o Instituto Nacional de Estatísticas (INE). São recordes em toda a linha, desde logo se olharmos individualmente para cada aeroporto. Numa altura em que o país já decidiu avançar com a nova infraestrutura aeroportuária de Lisboa, no campo de tiro de Alcochete, é na capital que se concentra o grosso dos passageiros e são sobretudo estes números que alavancam os globais nacionais.