Relvas apresenta linhas gerais da proposta do Governo aos partidos na terça-feira
O ministro dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, reúne-se na terça-feira com os grupos parlamentares para apresentar as linhas gerais do Orçamento do Estado para 2013, anunciou, esta segunda-feira, fonte do seu gabinete.
Corpo do artigo
"A delegação do Governo será composta pelo Ministro-Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, pelo Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro, pelo Secretário de Estado do Orçamento, pelo Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais e pela Secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade", pode ler-se na nota divulgada à imprensa.
O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, estará ausente destes encontros com os partidos uma vez que se encontra na reunião do Ecofin, que decorre terça-feira no Luxemburgo, disse à Lusa fonte oficial do Ministério das Finanças.
Hoje, o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, afirmou que o Orçamento para 2013 será "difícil" mas "mais justo" porque representa "uma divisão mais equitativa e progressiva" dos sacríficos, antecipando medidas para "o crescimento e a criação de emprego".
"Os portugueses deverão esperar um orçamento que é de dificuldade, que representa um acréscimo muito significativo da carga fiscal para o próximo ano, mas que não deixa de ser um orçamento mais justo no sentido da divisão equitativa do esforço que é pedido a todos os portugueses na medida em que os rendimentos são taxados do ponto de vista fiscal de uma forma mais alargada e mais progressiva", disse Passos Coelho aos jornalistas à margem do seminário "A Emigração Portuguesa na Europa - Desafios e Oportunidades", no Porto.
O primeiro-ministro adiantou ainda que a preparação da proposta do Orçamento para 2013 será concluída na quarta-feira num Conselho de Ministros, "que será antecipado de quinta para quarta dada a participação do ministro das Finanças no encontro anual do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional no Japão".
O Governo reuniu-se também na quarta-feira da semana passada e no último domingo para discutir e preparar a proposta de Orçamento do Estado para o próximo ano.