A Renault 4 (em Portugal sempre a tratamos no feminino) vai voltar à estrada. Mais encorpada, mas cheia de energia (elétrica), a suficiente para 300 ou 400 quilómetros de autonomia. Digno de nota é o trabalho dos designers, que permite reconhecer na 4 E-Tech a 4L dos nossos pais ou avós.
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O sucessor do modelo que vendeu perto de 8,2 milhões de unidades nos cinco continentes e em 30 anos de produção, mede agora 4,14 metros de comprimento, posicionado-se acima do Renault 5 E-Tech e utiliza a mesma plataforma AmpR Small.
Numa gama que se pretende simples, à imagem da 4L de 1961, o modelo será vendido em duas versões, a Conforto e a Urban Range, e três níveis de equipamento, sendo que a primeira, dispõe de um motor elétrico síncrono de rotor bobinado de 110 kW (150 cv e 245 Nm de binário), alimentado por uma bateria de iões de lítio de 52 kWh de capacidade (autonomia WLTP até 400 quilómetros).
A bateria é composta por quatro grandes módulos num único invólucro, permitindo uma redução de peso de 20quilos relativamente ao ZOE.
A Urban Range oferece 120 cv e / 225 Nm) e tem uma bateria de 40 kWh (autonomia superior a 300 quilómetros).
Todas as versões estão equipadas com um carregador bidirecional de 11 kW AC e na configuração 110 kW/52 kWh, inclui um carregador de 100 kW DC.
O tempo de carregamento em 11 Kw CA para ir de 10 a 100% é de quatro horas e 30 minutos. Carregando a 100 kW CC bastam 30 minutos para ir dos 15 aos 80%.
Na configuração de motor de 90 kW é fornecido com um carregador de corrente contínua de 80 kW. Demora três horas e 30 minutos em CA para carregar do 10 aos 100% e 30 minutos para ir dos 15 aos 80% (80 kW CC).
Conteúdo tecnológico
Mas a simplificação da gama não significa menos conteúdo tecnológico, pois a Renault 4 E-Tech tem equipamento, nomeadamente ao nível dos ADAS (Advanced Driver Assistance System-Sistemas de Ajuda ao Condutor), digno de segmentos superiores.
É o caso da monitorização da atenção do condutor e de travagem automática de emergência traseira, da manutenção da faixa de rodagem de emergência, sensores traseiros com manutenção da faixa de rodagem de emergência e alerta de saída em segurança ou alerta de saída segura do ocupante, tanto para os passageiros da frente, como para os da retaguarda, e em ambos os lados do automóvel.
À esquerda do volante um botão - My Safety Switch - permite ao condutor ativar as suas definições preferidas para não menos de cinco ADAS ao mesmo tempo, com o toque de um botão.
A R4 pode, ainda, ser equipado com um sistema Harman Kardon 410W, com nove altifalantes (e o subwoofer no porta-bagagens) que permite escolher de cinco modos de audição (Studio, Podcast, Concerto, Imersão e Club) criados em parceria com Jean-Michel Jarre.
Tem, ainda, os serviços Google connected, com o sistema multimédia OpenR Link, bem como o avatar Reno, em colaboração com o chatbot de inteligência artificial ChatGPT. "O seu papel é ajudar o cliente a compreender os aspetos relacionados com as funções elétricas. É fácil de utilizar, mesmo para os não geeks", sublinha a marca.
O interior tem um duplo ecrã horizontal: o primeiro, virado para o condutor, é um painel de instrumentos digital de 10,1 polegadas (7 nos modelos de entrada de gama; o ecrã central multimédia mede 10 polegadas.
Combinações
Há 670 combinações possíveis para a Renault 4, tendo em conta o número de cores e jantes disponíveis, bem como pela escolha entre as barras de tejadilho e o tejadilho de lona, os acabamentos personalizados e as opções bicolores preto ou preto estendido. Esta última versão envolve o tejadilho, o capot e parte do para-choques dianteiro.
O comprador pode também personalizar a ponta da alavanca de velocidades montada no volante, que se assemelha a um tubo de batom, escolhendo o número 4, WT4, Renault 4 e o padrão da bracelete de relógio.
Está também disponível uma gama de opções de personalização exterior para o tejadilho, capot, guarda-lamas e para-choques dianteiro e traseiro.
Feito num raio de 300 quilómetros
A Renault 4 E-Tech é construída na Europa, na Ampere Elétricoity em fábricas situadas num raio de 300 quilómetros.
O automóvel será montado em Maubeuge, o motor nas instalações de Cléon e a bateria, a partir de março de 2025, em Douai, sendo que 75% dos fornecedores estão situados num raio de 300 km do complexo Elétricoity.
Este circuito curto de abastecimento "favorece uma produção local competitiva, contribuindo ao mesmo tempo para a manutenção do emprego e para uma menor pegada ambiental", considerou a Renault.
A marca revelou que o Renault 4 E-Tech elétrico tem uma taxa de reciclagem global de 88,6% e utiliza 26,4% de materiais provenientes da economia circular), dos quais 19,2% são materiais reciclados segundo a norma ISO 14021, como o metal, o vidro, e 41 quilos de polímeros reciclados (19,4% de plásticos reciclados segundo a norma ISO 14021), que se encontram, por exemplo, sob as portas, no tecido do tejadilho, bem como nos tapetes interiores e da bagageira.
Por último, o tecido dos bancos dos níveis de equipamento Techno e Iconic é fabricado com até 100% de “fibras” recicladas de garrafas de plástico.