O Renault 5 está de volta, 52 anos após o seu lançamento e, desta feita, é 100% elétrico. Mantém os traços do R5 original e vem com equipamento não muito usual neste segmento de mercado. Entra no mercado português antes do final do ano e o preço deverá rondar os 25 mil euros.
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A nova aposta da marca francesa o Renault 5 E-Tech foi concebido sobre a sobre a AmpR Small, a nova plataforma Amoperere dedicada aos automóveis elétricos do segmento B. Isso permite-lhe ter um piso plano, uma generosa distância entre eixos (2,54 m), um espaço interior e capacidade de bagageira que chega aos 326 litros, um centro de gravidade mais baixo e um peso reduzido (menos de 1.500 quilos).
O R5, que substitui o Zoe, mede 3,92 metros, para uma largura de 1,77m e uma altura de 1,50m. Oferece três níveis de potência - 70 kW (95 cv / 215 Nm); 90 kW (120 cv / 225 Nm); e 110 kW (150 cv / 245 Nm) - recorrendo a um motor motor elétrico síncrono de rotor bobinado, que não utiliza terras raras e uma autonomia que pode chegar aos 400 quilómetros.
A versão 110 kW acelera dos 0 a 100 km/h e menos de oito segundos e dos 80 aos 120 km/h em menos de sete, atingindo uma velocidade máxima de 150 km/h
Mas onde o Renault 5 E-Tech surpreende é no conteúdo tecnológico, seja o dedicado ao conforto ou à segurança.
E a começar pelo "Reno", um avatar que acompanha e interage com os utilizadores do Renault ao longo de toda a sua experiência, dentro e fora do veículo. É, diz a Renault, "um especialista em automóveis elétricos" e capaz de responder a todo o tipo de perguntas relacionadas e de tomar medidas práticas. O proprietário pode, por exemplo, dizer "Ei, Reno, marca um carregamento para as 8h00 de amanhã" ou perguntar "Ei, Reno, como posso aumentar a autonomia do meu automóvel”?.
Além das funções elétricas, o construtor francês assegura que o "Reno" é capaz de responder "às 200 perguntas mais frequentes feitas pelos clientes e identificadas pelo Serviço Pós-Venda Renault: "Como é que ligo o meu telemóvel ao automóvel"? ou a clássica "Como é que mudo um pneu"?
O avatar pode antecipar as necessidades dos utilizadores com sugestões para ajustar determinadas definições do automóvel ao contexto, como fechar as janelas para uma melhor recirculação do ar e para controlar o purificador de ar, colocar o ar condicionado no modo de recirculação se detetar um aumento da poluição ou mudar do modo Sport para o modo Eco num engarrafamento.
Por último, com a integração da aplicação de inteligência artificial Chat GPT, o Reno também pode responder a outras perguntas de uma forma fluida e em diálogo.
Segurança
A gama de sistemas de assistência ao condutor (os ADAS - Advanced Driver-Assistance System) não pode deixar de surpreender o condutor que agora troque de carro, pois inclui funcionalidades (raras neste segmento), como a travagem automática de emergência em marcha-atrás, sensores dianteiros com manutenção de emergência na faixa de rodagem, sensores traseiros com manutenção de emergência na faixa de rodagem e saída segura do passageiro.
Na estrada, a Assistência Ativa ao Condutor combina regulador de velocidade adaptativo inteligente com o Stop & Go e a assistência à manutenção na faixa de rodagem. O regulador de velocidade é “emprestado” de modelos do segmento superior, como o Austral ou Rafale e, usando dados de geolocalização e de cartografia, analisa a estrada à sua frente, antecipando rotundas, curvas ou alterações nos limites de velocidade.
Acresce que, para melhorar a segurança do automóvel e dos seus ocupantes após um primeiro impacto, o sistema de travagem automática pós-acidente bloqueia os travões do automóvel em caso de colisão, com o objetivo de atenuar as consequências de eventuais colisões secundárias e de novos impactos.
Como se tudo isto fosse pouco, a Renault criou um "Safety Coach", que, após avaliar o comportamento e as práticas do condutor, dá conselhos personalizados sobre a condução e a utilização do ADAS.
Equipamento de série
Todas as versões do Renault 5 E-Tech 100% elétrico estão equipadas de série com jantes de 18", um ecrã central de 10", acesso e arranque mãos-livres, compatibilidade com os smartphones sem fios Android AutoTM e Apple CarPlayTM, travão de mão elétrico e faróis totalmente em LED com acendimento automático de máximos.
Haverá dois níveis de equipamento, cada um deles associado a uma bateria de 52 kWh, a Techno e Iconic Cinq. O primeiro terá equipado configurações MULTI-SENSE, câmara de marcha-atrás, sistema multimédia OpenR Link com Google incorporado, carregamento de smartphone sem fios, uma luz indicadora de carga no capot e o Active Driver Assist.
O Iconic Cinq adiciona a pintura em dois tons, os bancos e volante aquecidos (três níveis), o estacionamento mãos-livres, os sensores de obstáculos dianteiros, traseiros e laterais, e diversas características de design diferenciadoras.
Para mais tarde estão previstas os mesmos níveis de equipamento com a bateria de 40 kWh, que equipará, igualmente, as versões de entrada de gama.
A Renault aposta forte na personalização, com 104 acessórios, incluindo as barras de tejadilho e os tapetes. No habitáculo, a tecnologia de impressão 3D abre caminho a uma vasta gama de elementos decorativos de encaixe ou compartimentos de arrumação adicionais com tampas personalizadas.
Detalhe curioso, R5 E-Tech poderá ter um cesto de vime, colocado à direita da consola central, levar baguetes. Também a ponta da alavanca de velocidades, "concebida para se assemelhar a um estojo de batom", pode ser personalizada.
Sustentabilidade
O complexo ElectriCity, que reúne as três fábricas de Douai, Maubeuge e Ruitz, no Norte de França, estará no centro do sistema industrial de produção do Renault 5 e vai utilizar eletricidade neutra em carbono disponível em França.
A marca salienta que "75% dos nossos fornecedores estão a menos de 300 quilómetros do centro Ampere ElectriCity (Douai, Maubeuge, Ruitz) e 75% dos nossos clientes estão a menos de mil quilómetros da ElectriCity".
O R5 é 85% reciclável, tem 19,4% de conteúdo reciclado, utiliza 26,6% de materiais provenientes da economia circular, incluindo 41 quilos de polímeros reciclados, e tecidos 100% reciclados a partir de garrafas de plástico para os bancos nas versões Techno e Iconic Cinq.
Por outro lado, um novo carregador AC bidirecional de 11 kW permite direcionar o carregamento para áreas onde existe energia renovável disponível e para reduzir a carga na rede.
"Para desenvolver este automóvel, em apenas três anos, com um nível de qualidade tecnológica tão elevado, todas as nossas decisões tiveram de ser disruptivas e a nossa organização tão ágil quanto possível. (...) A indústria está a sofrer mudanças significativas, mas acredito que este automóvel abrirá novos caminhos para a Renault. Está no centro da batalha para reinventar a indústria europeia contra a concorrência vinda do Leste e do Oeste. Com este veículo, estamos a provar que a produção na Europa, em França, é realmente possível", sublinha Luca de Meo, CEO do Grupo Renault.
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