A Renault prepara-se para entrar no domínio dos supercarros, reeditando o Icónico R5 Turbo, desta feita em versão elétrica. Serão 500 cavalos de potência, transmitidos às rodas traseiras e 3,5 segundos para ir dos 0 aos 100 Km/h. Vai chamar-se R5 Turbo 3E e está a ser apresentado numa plataforma de streaming.
Corpo do artigo
O renascimento do R5 Turbo, modelo que, nos anos 80 do século passado, fazia sonhar todos os apaixonados por automóveis, está a ser apresentado numa série documental na Prime Vídeo, intitulado "Anatomy of a Comeback" (Anatomia de um Retorno"), ainda sem data para estrear em Portugal, que retrata o renascimento do Grupo Renault.
A marca esteve perto do colapso, no início da década de 2020, data em que lançou o denominado "Renaulution", um "roteiro de transformação único na indústria automóvel", que é retratado no documentário.
A empresa abriu as portas à equipa da Prime Video, dando-lhe uma "visão única dos seus segredos de fabrico e da conceção de novos modelos", como o Renault 5 E-Tech 100% elétrico numa viagem que também passa pelo “paddock” da equipa Alpine de Fórmula 1 e culmina na revelação do exclusivo do R5 Turbo 3E.
A Renault não abre muito o jogo, mas o que partilhou dá para nos deixar de água na boca. Tal como o seu antecessor, terá tração traseira, dois motores elétricos e uma potência total combinada de mais de 500 cv.
Apresentado por Luca de Meo
No final do quarto episódio pode acompanhar-se Luca de Meo, diretor-geral do Grupo Renault, Fabrice Cambolive, diretor-geral da marca Renault, e Gilles Vidal, vice-Presidente de Design, numa visita ao Departamento de Design, para ver o futuro Renault 5 Turbo 3E, confirmado por Luca de Meo como um modelo de produção futura.
A este documentário seguem-se, em 2025, uma série de ativações exclusivas que vão levantar ainda mais a cortina sobre o Renault 5 Turbo 3E.
O modelo foi revelado pelo concept com o mesmo nome, no Salão Automóvel de Paris de 2022, que tinha o aspeto e a decoração de um automóvel construído para a pista, com as cores históricas de uma das versões de rali do início dos anos 1980.
O Renault 5 Turbo 3E é um "hot hatch" (versão desportiva de um carro compacto) elétrico, de design retro-futurista, com uma tomada de carga posicionada numa das entradas de ar traseiras, que recorda o estilo do “Turbo” original.
A superestrutura em carbono é, simultaneamente, leve e extremamente rígida, duas qualidades fundamentais para um "pocket rocket" (foguetão de bolso, numa tradução livre, indicando um pequeno carro de elevadas performances).