Renault 5 Turbo 3E: não há muitos carros elétricos como este, com 540 cavalos e tração traseira, "construído para o rali, o drift e o desempenho em pista", mas adaptado à estrada. Deverá começar a ser entregue no primeiro semestre de 2027 e as reservas são abertas nas próximas semanas.
Corpo do artigo
Limitado a 1980 unidades Renault 5 Turbo 3E retoma a herança dos Renault 5 Turbo e Turbo 2 dos anos 80 do século passado, que marcaram a sua época com impressionantes desempenhos em ralis e atualmente muito procurados como automóveis de coleção.
Com ele, a Renault afirma ter criado "uma nova classe de automóveis: os mini-supercarros", e as suas especificações são, na realidade, impressionantes.
A começar pela potência de 540 cavalos e o monstruoso binário de 4 800 Nm, que lhe permite acelerar dos 0-100 km/h em menos de 3,5 segundos, continuando na relação peso/potência é de 2,7 kg/cv ou a bateria posicionada sob o piso, para baixar o centro de gravidade.
Para melhorar a experiência de condução, os engenheiros da Alpine responsáveis pela afinação e suspensão do R5 Turbo 3E deram ao modelo a máxima agilidade, um desempenho de cortar a respiração, uma função dedicada ao drift e um travão de mão vertical ao melhor estilo dos ralis. Além disso, tem uma relação comprimento/largura mínima de 2.01, o que o coloca ao mesmo nível de um supercarro, mas num formato compacto de hot hatch.
Construído sobre uma plataforma personalizada e adaptada às suas ambições e desempenhos, o Renault 5 Turbo 3E é o resultado de uma colaboração entre a Renault, a Alpine Cars e os seus parceiros, que colocaram à disposição a sua experiência e o seu know-how para os principais componentes, como os motores das rodas e a superestrutura em fibra de carbono.
Design exuberante
O design do Renault 5 Turbo 3E é inspirado nos Renault 5 Turbo originais, com elementos reconhecíveis do recente 5 E-Tech elétrico, mas o objetivo principal foi reavivar a herança icónica dos modelos dos anos 80, utilizando tecnologias de ponta para otimizar o desempenho.
O novo Renault 5 Turbo é construído sobre uma nova plataforma, com uma arquitetura de tração traseira especificamente desenvolvida para o modelo. Comparado com o Renault 5 E-Tech elétrico, o para-brisas foi recuado e a distância entre eixos aumentada (4,08 metros de comprimento, 2,03 m de largura, 1,38 m de altura).
Arquitetura dedicada ao desempenho
Foi desenvolvido em torno de uma plataforma e arquitetura dedicada a automóveis elétricos, para atingir elevados desempenhos, sem compromissos, afirma a marca. O objetivo era tornar o automóvel o mais leve possível, tendo sido desenvolvida uma plataforma de alumínio dedicada, com motores montados nas rodas traseiras (arquitetura de tração traseira), para um binário de 4.800 Nm.
Para uma condução mais desportiva em pista, o Renault 5 Turbo 3E poderá efetuar várias voltas, a quente, a uma velocidade máxima de 270 km/h, antes de iniciar o carregamento rápido em DC até 350 kW, graças à sua arquitetura de 800 volts e o carregamento dos 15 aos 80% demorará apenas 15 minutos.
Para as ultrapassagens, um botão no volante proporciona um aumento de potência. Outro botão permite regular a travagem regenerativa em quatro níveis e, por fim, estarão disponiveis quatro modos de condução, com o sistema MULTI-SENSE: Snow, Regular, Sport e Race, que inclui, igualmente, a função de assistência ao drift.
O peso total é de cerca de 1450 quilos e a autonomia, ainda não homologada, deverá atingir os 400 quilómetros em estrada (WLTP).
Interior desportivo
No interior, destacam-se os bancos tipo baquet, cintos de segurança de seis pontos, componentes em carbono e materiais como a Alcantara. A informações de condução, navegação e multimédia são dadas por uma interface inspirada nos Renault 5 Turbo e Turbo 2 originais, com ecrãs OpenR de 10,1 e 10,25 polegadas.
O Renault 5 Turbo 3E estará disponível em várias cores exteriores e interiores, algumas recordando as cores históricas dos modelos originais. Os clientes terão um vasto leque de opções de personalização, desde a decoração exterior até aos acabamentos interiores.
Estará à venda em vários mercados de referência, como a Europa, o Médio Oriente, o Japão e a Austrália, em 1.980 unidades numeradas (em homenagem ao ano de lançamento do Renault 5 Turbo original) e os clientes poderão escolher o seu número aquando da encomenda.