A Renault acaba de apresentar a sexta geração do Clio, um dos modelos mais emblemáticos do mercado europeu e que continua a ser um verdadeiro caso de sucesso na história da marca francesa. Desde a sua estreia, em 1990, já foram vendidas mais de 17 milhões de unidades, 500 mil das quais em Portugal. Chega aos concessionários ainda este ano.
Corpo do artigo
O modelo entra numa nova fase, com uma proposta mais tecnológica, mais eficiente e mais segura, preparada para responder às exigências de mobilidade do futuro e com uma linguagem de design mais sofisticada e expressiva, marcada pela nova identidade visual da Renault.
A dianteira foi totalmente redesenhada, com faróis LED de série em todas as versões, luzes diurnas em formato de "meio-losango" e uma grelha mais larga e aerodinâmica. Atrás, as óticas LED recebem um grafismo renovado e o para-choques foi redesenhado para transmitir maior robustez.
Em termos de dimensões, o Clio mantém-se fiel às proporções compactas que o caracterizam, com 4,05 metros de comprimento, 1,79 metros de largura e 1,44 metros de altura, mas com um design mais atlético e "calçado" em jantes que podem ir até às 17 polegadas. A bagageira continua a ser uma das maiores do segmento, com 391 litros de capacidade, podendo atingir 1.069 litros com os bancos traseiros rebatidos.
Motorizações e eficiência
A grande novidade mecânica é a introdução da motorização E-Tech full hybrid de 160 cv, que combina um motor a gasolina de 1,6 litros com dois motores elétricos e uma bateria de iões de lítio.
Esta solução permite uma condução até 80% em modo elétrico em ambiente urbano, reduzindo significativamente o consumo e as emissões. Segundo a Renault, o Clio híbrido consegue consumos médios de 3,9 l/100 km e emissões de apenas 89 g/km de CO₂ em ciclo WLTP.
Além desta versão, o modelo continua a oferecer motorizações a gasolina (1.0 TCe de 90 cv) e uma variante adaptada a GPL, destinada a quem procura baixos custos de utilização e grande autonomia, superior a 1.000 km.
Tecnologia e conectividade
O habitáculo foi profundamente renovado, com especial atenção ao painel de instrumentos digital e ao sistema multimédia. O destaque vai para o painel OpenR, que pode integrar dois ecrãs de até 10 polegadas, criando uma experiência de condução totalmente digital.
O sistema multimédia OpenR Link, desenvolvido em parceria com a Google, oferece navegação através do Google Maps, comandos de voz com o Google Assistant e acesso direto à loja Google Play, garantindo atualizações permanentes e integração completa com smartphones.
O sistema de som Harman Kardon, desenvolvido em colaboração com Jean-Michel Jarre, completa a experiência a bordo com um som de alta qualidade.
A qualidade dos materiais interiores também foi melhorada, com maior utilização de tecidos reciclados e soluções sustentáveis. A nova versão esprit Alpine acrescenta ainda detalhes exclusivos, bancos mais envolventes, pespontos em azul e vermelho, pedais em alumínio e um ambiente mais desportivo.
Segurança e ADAS
No campo da segurança, a nova geração reforça significativamente a sua aposta, com o Clio a integrar até 29 sistemas avançados de assistência à condução (ADAS), incluindo regulador de velocidade adaptativo inteligente, travagem ativa de emergência com deteção de peões e ciclistas, alerta de fadiga, reconhecimento de sinais de trânsito, monitorização da distância de segurança, manutenção ativa na faixa de rodagem e câmaras de 360°.
Estes equipamentos colocam o modelo em conformidade com as exigências da União Europeia que entrarão em vigor nos próximos anos, assegurando que o Clio se mantém competitivo e preparado para responder aos mais elevados padrões de segurança rodoviária.
Conforto e conveniência
O Clio VI foi igualmente pensado para aumentar o conforto a bordo. Entre os principais equipamentos destacam-se: bancos dianteiros aquecidos e ventilados (dependendo da versão), sistema de climatização automático bi-zona, iluminação ambiente configurável, carregador sem fios para smartphones, múltiplas portas USB-C, chave inteligente e bancos traseiros rebatíveis 60/40 para maior versatilidade.
Produzido na fábrica da Renault em Bursa, na Turquia, uma das unidades mais modernas do grupo, tem lançamento em Portugal previsto para o último trimestre de 2025, com uma gama inicial composta pelas versões Evolution, Techno e esprit Alpine.
Com esta renovação profunda, o Renault Clio reforça a sua identidade como um dos modelos mais importantes da marca francesa, combinando tradição e inovação. Mais eficiente, mais tecnológico e mais seguro, a sexta geração pretende manter o Clio no topo das vendas do segmento B, como também reafirmar o seu estatuto de referência no mercado europeu.