Reserva de 3 mil milhões de barris de petróleo descoberta na República Democrática do Congo
Uma reserva potencial de três mil milhões de barris de petróleo foi descoberta no leste da República Democrática do Congo por uma filial do grupo Fleurette, do empresário israelita Dan Gertler, anunciou o grupo em comunicado.
Corpo do artigo
Após duas fases de testes sísmicos ao nível dos blocos I e II do lago Alberto, "análises indicam a existência de cerca de três mil milhões de barris", uma reserva que pode ser da mesma magnitude do lado ugandês do lago, explica o comunicado.
O resultado dos testes sísmicos, que custaram "mais de 20 milhões de dólares", "mostram recursos potenciais consideráveis podem" aumentar "fundamentalmente (...) o PIB (produto interno bruto) da RDC se forem extraídos e exportados de modo seguro e económico", precisa o texto.
Segundo a Oil of DRCongo, a filial petrolífera da Fleurette, uma produção de 50 mil barris por dia "aumentaria o PIB da RDC em 25%".
Está a ser realizado um estudo de viabilidade e o próximo passo é a perfuração de dois poços de exploração.
A preparação da perfuração exigirá a construção de novas estradas e de um porto e levará à "deslocação de algumas comunidades locais" da região, situada no norte da rica e instável província do Kivu do Norte.
Gertler, cuja fortuna foi avaliada pela revista norte-americana Forbes em 2,2 mil milhões de dólares, é próximo do presidente da RDC, Joseph Kabila, e terá consolidado a sua riqueza comprando licenças de mineração no país em condições opacas.