O Murganheira Esprit de La Maison Távora-Varosa Espumante Branco 2011, o Parcela Única Vinho Verde Monção e Melgaço Alvarinho Branco 2017, o Quinta do Crasto Vinha Maria Teresa Douro Tinto 2016 e o Taylor"s Vargellas Vinha Velha Porto Vintage 2017 foram eleitos os "melhores entre os melhores" do top 30, na cerimónia dos prémios Grandes Escolhas que decorreu, ontem, em Sangalhos, Anadia.
Corpo do artigo
O evento, promovido pela revista Vinho Grandes Escolhas, pretendeu valorizar o trabalho de personalidades e projetos no setor do vinho e gastronomia que, em 2019, se distinguiram pela "excelência".
O prémio carreira Senhor do Vinho homenageou Orlando Lourenço, da Murganheira, Tarouca. Nota, também, para o prémio Produtor do ano, entregue à Quinta do Regueiro, em Melgaço. O Produtor revelação galardoado foi Luís Gomes, da Bairrada. O troféu Viticultura foi para a viticóloga-investigadora Vanda Pedroso, do Centro de Estudos de Nelas, Dão. A Quinta da Pacheca, em Lamego, foi selecionada na área de enoturismo. Ao longo da noite, muitos outros produtores, enólogos, empresas e projetos diferenciadores, de norte a sul do país, foram premiados (ver lista ao lado).
Restaurante do ano
Na gastronomia, o título de Restaurante do ano foi para o Epur, em Lisboa, que tem uma estrela Michelin. O Arcoense (Braga) foi o melhor na Cozinha Tradicional Portuguesa, ao passo que o restaurante japonês Go Juu (Lisboa) foi eleito o Restaurante Cozinha do Mundo. O Prémio Gastronomia David Lopes Ramos foi entregue ao chef Nuno Diniz e o de Loja Gourmet à queijaria Corriqueijo (Braga).
Premiados
Melhor Espumante
Murganheira Esprit de La Maison Távora-Varosa Espumante Branco 2011
Melhor Branco
Parcela Única Vinho Verde Monção e Melgaço Alvarinho Branco 2017
Melhor Tinto
Quinta do Crasto Vinha Maria Teresa Douro Tinto 2016
Melhor Fortificado
Taylor"s Vargellas Vinha Velha Porto Vintage 2017
Produtores
A Quinta do Regueiro foi a melhor do ano e Luís Gomes a revelação.
Viticultura do ano
Vanda Pedroso
Adega Coop. do ano
Adega de Cantanhede
Enoturismo do ano
Quinta da Pacheca
Sommelier do ano
André Figuinha
Enólogos
Pedro Baptista foi eleito enólogo do ano e David Guimaraens o melhor de vinhos generosos
Garrafeiras
A Néctar das Avenidas foi a garrafeira do ano. O Wines by Heart o melhor bar
Empresas
A Casa Relvas (Évora) foi a empresa do ano e a Vasques de Carvalho (Porto) a de Vinhos Generosos.
Iniciativa do ano
Programa Sustentabilidade Vinhos do Alentejo
Prémio Singularidade
Márcio Lopes