O antigo presidente da Zon, Rodrigo Costa, assume, este domingo, a presidência executiva da REN, substituindo assim Rui Vilar na direção da gestora das redes energéticas.
Corpo do artigo
Rui Vilar renunciou ao cargo de presidente da Comissão Executiva, com produção de efeitos a 31 de janeiro, mantendo-se em funções como presidente do Conselho de Administração da empresa.
Na comissão executiva, mantêm-se em funções os outros dois membros, Gonçalo Morais Soares e João Faria Conceição.
Rodrigo Costa estava desde maio passado à frente da Unicre, empresa de gestão e emissão de cartões de crédito, altura em que substituiu Adão da Fonseca para um mandato de três anos.
A partir da próxima assembleia geral de acionistas, que se deverá realizar em abril, a REN passará a ter um novo modelo de governação, com separação de 'chairman' (presidente do Conselho de Administração) e de CEO (presidente da Comissão Executiva).
Os chineses da State Grid (25% do capital) e os árabes da Oman Oil Company (15%) são os principais acionistas da REN, depois de terem adquirido 40% do capital da empresa, numa operação de privatização que gerou um encaixe para o Estado de cerca de 592 milhões de euros.