Em três semanas de operação, a rota Porto-Faro, inaugurada pela Ryanair a 26 de Outubro, já demonstra ser um êxito. 80% de ocupação nos quatro voos semanais representam já 3600 passageiros transportados a uma tarifa média de 32 euros.
A base de amostragem é aleatória, de acordo com Daniel Carvalho, do departamento de comunicação da companhia de aviação irlandesa Ryanair, e foi feita a pedido do JN: "Abrimos 20 reservas em dez voos diferentes, porque não costumamos recolher estatísticas por períodos tão restritos como aquele em que esta rota opera". E os dados, ainda que "não representativos", demonstram desde logo um cenário de êxito.
Assim, a maioria dos viajantes são portugueses, viajam em grupos de dois a quatro passageiros e ficam, em média, três dias no destino (seja Porto, seja Faro). Tal parece indicar, como a nossa reportagem (ver caixas) confirmou, ontem, no aeroporto Francisco Sá Carneiro, que há quem esteja a aproveitar os preços baixos - a tarifa média em todas as rotas é, este ano, de apenas 32 euros - dos voos para vir conhecer o Norte ou, no sentido inverso, procurar os dias de Outono mais ameno do Algarve.
Mas, também há estrangeiros a viajar nesta rota doméstica. "Não sabemos se são residentes do Algarve, mas há voos de Faro para o Porto feitos por ingleses e irlandeses. O maior grupo de estrangeiros é composto por espanhóis", revelou Daniel Carvalho.
A expectativa de que o Norte aproveite os voos da Ryanair para promover "escapadinhas" na região poderá ser, afinal, legítima. Não só entre os estrangeiros que se encontram, tradicionalmente, de férias no Algarve, como também entre os próprios portugueses que, vivendo no Sul, possivelmente mal conhecem os encantos do Norte.
A Entidade Regional de Turismo do Algarve apercebeu-se, rapidamente, do potencial desta ligação aérea e, a par do investimento que, em tempo de crise, mas com carácter duradouro, obrigatoriamente foi feito no mercado interno, já está a promover, esta semana, um roadshow do Algarve junto dos profissionais do turismo do Norte e Centro do país, de forma a captar mais turistas.
Potenciar ligação aérea e conquistar mercado interno
A Entidade Regional de Turismo do Algarve (ERTA) inicia, hoje, o "Roadshow Sensação Algarve", uma iniciativa de divulgação da região junto dos agentes do sector no Porto, em Aveiro, em Viseu e em Guimarães.
"Este é um testemunho do nosso interesse em fazer crescer o mercado interno, por isso vamos ao Norte e ao Centro, também para potenciar aquilo que a ligação aérea Porto-Faro pode trazer ao turismo do Algarve", disse, ao JN, o presidente da ERTA, Nuno Aires.
O investimento nesta acção de charme, que também servirá para dar a conhecer os novos hotéis da região, ronda os cem mil euros.
A equipa estará, hoje, no Sheraton Porto Hotel & Spa, no Porto; amanhã, no Melia Ria Hotel & Spa, em Aveiro; depois de amanhã, no Montebelo Hotel & Spa, em Viseu; e, na quinta-feira, no Hotel de Guimarães, em Guimarães.
Em cada cidade, workshops reservados aos profissionais colocarão os agentes de viagens em contacto com os hoteleiros e operadores turísticos algarvios, que assim farão a promoção e venda directa da sua oferta.
