Uma alimentação saudável e equilibrada nunca deixa de ser uma prioridade, mas talvez não saiba que encontrar os alimentos mais frescos e nutritivos é resultado de um processo que começa bem longe das prateleiras do supermercado.
Corpo do artigo
Já lhe aconteceu olhar para uma alface nas prateleiras do supermercado e perguntar-se que caminho é que fez até ali chegar? A nós já, especialmente no Lidl. E como gostamos de saber tudo, quisemos fazer essa viagem e levá-lo connosco.
Tudo começa com produtores que dedicam os seus dias a colher e a preparar os alimentos de maior qualidade nacional, com o objetivo de seguirem para os entrepostos limpos, frescos e prontos a consumir. Mal o sol nasce, as alfaces do Lidl colhidas são imediatamente transportadas para os armazéns. Segue-se um rigoroso processo de lavagem, pesagem e divisão por calibre.
Ainda nessa manhã, são transportadas para os entrepostos, onde são preparadas para serem colocadas à venda logo na manhã do dia seguinte, a preços acessíveis. Dos entrepostos às lojas, as alfaces são transportadas em camiões climatizados. Já nas lojas, o Gestor de Frescos assegura que todas estão frescas e nas melhores condições.
Por fim, são postas nas prateleiras, onde os clientes escolherão e levarão para casa, sem dúvidas de que nos seus sacos está a maior frescura e os melhores preços que poderão encontrar. E não é só com as alfaces. Todas as frutas e legumes das lojas Lidl fazem esta viagem até chegarem a sua casa.
https://www.youtube.com/watch?v=Z7-CJVYUwYM
Tudo isto é apenas uma amostra do empenho do Lidl na frescura dos seus produtos e no apoio à produção nacional. Ao escolher sempre que possível frutas e legumes de origem portuguesa, está não só a apoiar o que de melhor se produz e quem melhor produz no país, como também a minimizar o tempo de transporte dos alimentos, mantendo assim o seu valor nutritivo, sabor e frescura.
Além de nacional, a segunda palavra de ordem é "local", já que a qualidade das frutas e legumes nas prateleiras depende também do tempo de transporte dentro de fronteiras. Quanto mais próximas as regiões de produção forem às lojas, maior a qualidade nutricional, maior a rapidez na entrega e menor o impacto ambiental.
E, por falar em ambiente, a sustentabilidade ambiental e social está de tal forma na base do ciclo das frutas e legumes comercializados pelo Lidl que os produtores são certificados em GlobalG.A.P. e GRASP. A primeira certificação garante o respeito pelas normas de segurança alimentar, de proteção ambiental e das condições laborais. A segunda, que conta também com a avaliação global Fully Compliant, certifica o cumprimento das normas de saúde, segurança e bem-estar dos trabalhadores nas unidades de produção.
A sustentabilidade ambiental e social está de tal forma na base do ciclo das frutas e legumes comercializados pelo Lidl que os produtores são certificados em GlobalG.A.P. e GRASP
Quem diria que algo tão simples como comprar os melhores alimentos frescos aos melhores preços para a sua família tivesse um impacto tão positivo?