O presidente francês, Nicolas Sarkozy, e a chanceler alemã, Ângela Merkel, reúnem-se, esta terça-feira, numa cimeira bilateral para discutirem a crise das dívidas soberanas europeias e a reforma das instituições da Zona Euro .
Corpo do artigo
Segundo um comunicado do Eliseu, os dois líderes vão tentar apresentar "propostas conjuntas" para desenvolver nas próximas semanas.
A chancelaria federal alemã confirmou num comunicado que o encontro servirá para os líderes das duas maiores economias da moeda única "elaborarem e debaterem propostas comuns para reforçar a supervisão político-económica da zona euro ", ainda antes do fim do Verão.
As propostas em questão "destinam-se a apoiar as reflexões do presidente do conselho europeu, Herman van Rompuy, para criar melhores métodos de trabalho e um melhor sistema de gestão de crises na Zona Euro , precisou ainda a chancelaria federal.
Na cimeira de líderes da Zona Euro de 21 de Julho, Van Rompuy foi encarregado de apresentar propostas concretas neste sentido.
Outros temas da cimeira franco-alemã serão a situação no Médio Oriente e outras questões de actualidade internacional e europeia, revelou ainda o porta-voz do executivo alemão, Christoph Steegmans.
