SCUT do Norte com aumentos a partir de Janeiro e restantes ainda sem data de início
As portagens nas antigas SCUT do Norte deverão aumentar, no próximo ano, 4,36%, mas o alargamento do pagamento às restantes continua sem data definida, treze meses depois do início da cobrança.
Corpo do artigo
O aumento previsto reflecte um mecanismo automático baseado na taxa de inflação conhecida até dia 15 de Novembro do ano anterior, e deverá ser aplicado pela primeira vez em 2012, tendo em conta o congelamento decidido para este ano pelo Governo socialista.
As portagens nas três SCUT do Norte começaram a ser pagas a 15 de Outubro de 2010 e, num princípio de "universalidade" exigido na altura, o alargamento da cobrança ás restantes chegou a ser anunciado para 15 de Abril deste ano, o que não se concretizou devido à queda do Governo de José Sócrates.
O diploma sobre o alargamento da cobrança foi aprovado em Conselho de Ministros a 13 de Outubro e, já em fase de promulgação, levantou dúvidas ao Presidente da República, Cavaco Silva, que decidiu pedir esclarecimentos ao Governo.
O alargamento da cobrança de portagens nas antigas SCUT continua, assim, sem qualquer data prevista para ser concretizado, mas no Norte as portagens já deverão sofrer a primeira actualização em 2012.