Os tripulantes da TAP aprovaram esta quinta-feira à tarde a convocação de uma greve para o início de dezembro, em resposta à proposta do novo acordo de empresa apresentado pela transportadora.
Corpo do artigo
Os tripulantes da TAP aprovaram esta tarde um pré-aviso de greve para os dias 8 e 9 de dezembro. A votação decorreu durante a assembleia-geral de emergência convocada pelo Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC).
Segundo apurou o Dinheiro Vivo, o protesto foi aprovado por "larga maioria". Os tripulantes estão reunidos desde as 11h00 para discutir a proposta apresentada pela TAP para o novo Acordo de Empresa (AE). O sindicato, que se sentou à mesa com a administração da empresa a 14 de outubro, considera o documento " indigno e inqualificável" e convocou de imediato uma assembleia-geral de emergência para definir mecanismos de protesto.
A CEO da TAP admitiu ontem que caso esta greve se concretizasse, iria pesar nas contas da empresa. ""Uma greve seria um desastre porque iria por em causa todo o bom trabalho que foi feito pelos trabalhadores e pela empresa. Uma greve nunca é boa para nenhuma empresa. O diálogo que precisamos de ter não deveria passar por este tipo de ação mas não em cabe a mim decidir e acredito que nos devamos sentar à mesa e ver o que é possível fazer", disse Christine Ourmières-Widener, durante a conferência de imprensa da apresentação dos resultados trimestrais.
O atual AE assinado com o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), datado de 2006, foi denunciado pela TAP e a nova proposta não convence os tripulantes, que dizem que o documento apresentado não poderá servir de base de negociação. "Entendemos que esta proposta é indigna e inqualificável. Não conseguimos sequer fazer um quadro comparativo entre o modelo apresentado e o atual AE. A empresa, além dos cortes salariais [impostos no ATE] quer transformar unilateralmente a própria génese da negociação do acordo de empresa de 2006 e isso é grave", disse recentemente ao Dinheiro Vivo o presidente do SNPVAC, Ricardo Penarroias.