O Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura e das Indústrias da Alimentação, Bebidas e Tabacos de Portugal (Sintab) fez um balanço positivo da greve que terminou esta sexta-feira na unidade de Pombal da Sumol+Compal.
Corpo do artigo
“O balanço é positivo, os trabalhadores aderiram em cerca de 90% ou mesmo mais de 90%”, afirmou à agência Lusa a dirigente do Sintab Mariana Rocha, também coordenadora da União dos Sindicatos do Distrito de Leiria.
Segundo Mariana Rocha, a greve “atingiu as expectativas do sindicato e dos trabalhadores que pediram ao sindicato para convocar esta greve”.
A paralisação na unidade de Pombal, no distrito de Leiria, teve início às 0.00 horas de quarta-feira e terminou esta sexta-feira, pretendendo a valorização das carreiras, o aumento dos salários e a negociação do contrato coletivo.
Questionada sobre eventuais novas greves, Mariana Rocha remeteu uma decisão para data posterior à realização de plenários de trabalhadores. “O que ficou decidido ontem [quinta-feira] com os trabalhadores é refletirem, uma vez que são sempre eles que irão decidir os caminhos futuros, assim como o sindicato”, declarou.
A dirigente adiantou que vão ser realizados “plenários nos próximos dias e depois daí sairá uma decisão”.
“A perceção que tenho, junto das opiniões que fui ouvindo ontem dos trabalhadores, é que se a empresa não ceder” vão realizar-se novas greves, referiu.
Ainda segundo a dirigente sindical, o Sintab vai, entretanto, contactar a empresa. “Os trabalhadores têm a perceção de que isto está a mexer com a administração da empresa. Portanto, estão com confiança de que a empresa possa vir a apresentar nova proposta ao sindicato e a fazer novos ajustes nos aumentos”, acrescentou Mariana Rocha.