A greve na transportadora açoriana SATA, convocada por cinco sindicatos, continuava, esta quarta-feira de manhã, com uma adesão total, de acordo com a plataforma que reúne as estruturas sindicais.
Corpo do artigo
De acordo com a porta-voz da plataforma dos sindicatos, Sandra Lemos, a adesão à greve "continua a 100%", tal como aconteceu na terça-feira.
Sandra Lemos referiu ainda que estava prevista a saída de um voo "de serviço mínimo" de Lisboa, com destino à Horta, na ilha do Faial, às 8:30, mas que até às 9:05 tal não tinha acontecido "porque está mau tempo" nos Açores.
Cinco sindicatos convocaram uma greve na transportadora aérea açoriana dividida por dois períodos. O primeiro arrancou às 00:00 de terça-feira e termina na quinta-feira, 25 de abril.
A segunda fase da paralisação está convocada para 2, 3 e 4 de maio.
A greve foi convocada pela não aplicação na SATA de um acordo que os mesmos sindicatos assinaram com a administração da TAP com vista a evitar cortes salariais entre os 3,5% e os 10% previstos no Orçamento do Estado de 2013.
O Governo Regional dos Açores, que tutela a SATA, recusa aplicar o acordo afirmando que no caso da companhia aérea açoriana só seria possível fazê-lo violando a lei do Orçamento do Estado.
A Lusa tentou contactar a SATA, mas até ao momento tal não foi possível.