Os sindicatos que representam os trabalhadores das empresas de transportes e comunicações agendaram para 2 de Fevereiro um dia de luta com greves nos dois sectores.
Corpo do artigo
De acordo com o coordenador da Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações, José Manuel Oliveira, citado pela Agência Lusa, a decisão de avançar para a greve foi tomada durante um reunião realizada esta quarta-feira, que juntou sindicatos da CGTP, da UGT e independentes.
O coordenador da Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (FECTRANS) disse que da reunião saíram três conclusões, uma das quais a realização de "um dia de luta, com greves, no sector dos transportes e comunicações, a 2 de Fevereiro".
José Manuel Oliveira ressalvou que a duração e a forma que vão assumir as greves deverá ser diferente nas diversas empresas.
Os sindicatos contestam a reestruturação definida pelo Governo para o sector, a redução dos serviços e do número de trabalhadores.
Na reunião desta terça-feira, os sindicalistas decidiram ainda "renovar o pedido de reunião com o ministro da Economia" e fazer plenários nas diferentes empresas durante o mês de Janeiro.
O coordenador da FECTRANS sublinhou que o pedido de reunião com o ministro Álvaro Santos Pereira surge depois de, "a 11 de Outubro", o responsável pela pasta dos transportes se ter "comprometido a ouvir os sindicatos, o que ainda não aconteceu".