O Sistema de Indemnização aos Investidores já foi accionado, na sequência da revogação da licença bancária do BPP hoje, sexta-feira, anunciada pelo Banco de Portugal, e irá pagar até 25 mil euros por investidor durante os próximos três meses.
Corpo do artigo
"O Sistema de Indemnização aos Investidores (SII) garante a cobertura dos créditos dos investidores sobre o BPP (Banco Privado Português), em resultado da incapacidade financeira deste para, de acordo com as condições legais e contratuais aplicáveis, restituir ou reembolsar os instrumentos financeiros depositados ou confiados para gestão pelos clientes e os fundos especialmente afectos a operações de investimento", anunciou em comunicado a Comissão Diretiva do SII.
O montante máximo de indemnização garantido pelo SII é de 25 mil euros por investidor.
"As indemnizações serão pagas à medida em que forem apurados os respetivos montantes. A legislação em vigor fixa um prazo máximo de três meses para pagamento das indemnizações, contados da verificação da admissibilidade e do montante global dos créditos", especificou a entidade.
As ordens de pagamento das indemnizações serão processadas a partir de 5 de Maio de 2010, com base na informação a ser prestada pelo BPP ao SII, sendo pagas através de transferência bancária da conta do SII junto do Banif para as contas indicadas pelos investidores.
Os investidores podem pedir ao SII a informação sobre a informação prestada pelo BPP sobre a sua situação a partir de 29 de Abril de 2010.