É o mais novo membro da família Smart, e também, o mais espaçoso e avançado da marca. Este SUV familiar 100% elétrico promete autonomias próximas dos 600 km, marcando a entrada da Smart no segmento premium de SUVs elétricos de tamanho médio. A versão Brabus, de 646 cavalos e tração integral, promete emoções fortes.
Corpo do artigo
Apresentado na Sociedade Comercial C. Santos, o #5 incorpora a linguagem de design da marca, denominada "Love, Pure, Unexpected", destacando-se elementos como o tejadilho panorâmico, portas sem moldura, que criam uma silhueta elegante, mas de aparência robusta.
Com uma distância entre eixos de 2,9 metros, para um comprimento total de 4,69 metros, o Smart #5 permite rebater todos os bancos, transformando o cockpit numa confortável área de descanso. Dispõe de 34 compartimentos de armazenamento, um "frunk" (bagageira dianteira) iluminado de 72 litros (47 litros nas versões mais potentes) e uma bagageira de 630 litros (1530 litros com os bancos rebatidos).
Potência e autonomia para todos
Está disponível em cinco níveis de equipamento (Pro, Pro+, Premium, Pulse e Brabus) e uma versão limitada Summit Edition. Todas limitadas a 200 km/h.
A Pro (versão de entrada) tem uma bateria LFP de 76 kWh, 340 cv de potência, 373 Nm de binário, tração traseira, acelerando dos 0-100 km/h em 6,9 segundos e autonomia WLTP de 465 quilõmetros. Permite carregamento DC a 150 kW (10%-80% em menos de 30 minutos) e AC a 11 kW (10%-100% em menos de 8,5 horas).
As Pro+ e Premium utilizam baterias NCM de 100 kWh, plataforma de 800 Volts, 363 cv de potência, 373 Nm de binário, tração traseira, fazendo 6,5 segundos dos 0 aos 100 km/h. A autonomia WLTP é de até 590 quilómetros.
A potência para as versões Pulse e Summit Edition (tração integral) é de 587 cv de potência, o binário de 643 Nm e aceleram dos 0 aos 100 km/h em 4,9 segundos, anunciando uma autonomia WLTP de 540 quilómetros.
O desportivo Brabus tem 646 cavalos de potência e tração integral. O Launch Mode permite 0-100 km/h em apenas 3,8 segundos. Conta com sons de motor simulados e jantes BRABUS Monoblock Z de 21 polegadas, pinças de travão vermelhas e emblemas exclusivos. Autonomia WLTP de até 540 km.
Num breve ensaio a esta versão destacamos a aceleração que nos cola ao banco e quase nos expulsa o ar dos pulmões. Mas também ficou claro que a suspensão e chassis necessitam de outra afinação, que nos permite utilizar, com segurança, toda a potência. Com o acelerador colado, a frente parece levantar-se, tornando a direção muito vaga.
Mas, devemos realçar a qualidade dos materiais a bordo e montagem "à Mercedes", que o mesmo é dizer robusta. De igual modo, gostamos do design interior, muito apelativo, e do enorme monitor tátil, muito bem enquadrado no tablier.
Carregamento rápido
Graças à sua plataforma de bateria de 800 Volts, os modelos com bateria NCM de 100 kWh oferecem até 400 kW de potência de carregamento rápido DC, permitindo carregar de 10% a 80% em apenas 18 minutos. Em AC e até 22 kW, recupera 10%-100% em menos de 5,5 horas.
O Smart #5 integra o chipset AMD V2000, alimentando uma interface intuitiva com um display de realidade aumentada de 25,6 polegadas, painel digital de instrumentos Full HD de 10,25 polegadas e duplo ecrã OLED de 13 polegadas (central e passageiro, em algumas versões).
O controlo de voz com IA e o avatar Leo oferecem controlo mãos-livres. O Smart OS 2.0 proporciona roteamento otimizado para veículos elétricos e um centro de vídeo para streaming.
Para uma experiência de áudio imersiva, o Smart #5 está equipado com o sistema de som Sennheiser Signature com 20 altifalantes, coluna central que se eleva e é sincronizada com a iluminação ambiente.
Segurança avançada
O #5 tem airbags de cortina em forma de V, airbags de almofada e cintos de segurança integrados nos bancos, enquanto a carroçaria de aço e alumínio de alta resistência garante rigidez e leveza.
O sistema ADAS (Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor) foi otimizado com funções como o Smart Pilot Assist e o Adaptive Cruise Control (ACC) com Stop & Go e Highway Assist (HWA).
O smart #5 está disponível a partir de 47 400 euros na versão Pro, de 52.200 na Pro+, 56 900 euros na Premium, de 58 400 euros na Summit Edition e de 62 400 na Brabus.