O "Financial Times" classifica José Sócrates como o "inveterado optimista", que "enfrenta um teste severo". O primeiro-ministro acredita que Portugal é o país que mais reformas fez nos últimos cinco anos.
Corpo do artigo
No habitual suplemento anual que dedica a Portugal, o jornal britânico publicou diversas notícias sobre o país, onde analisa o desenvolvimento da economia portuguesa e dos seus vários sectores.
O "Financial Times" (FT) considera que o optimismo de Sócrates nunca foi tão testado como nos últimos seis meses. Recorda que a crise de dívida soberana da Europa obrigou o Governo português a adoptar alterações radicais na sua política económica, numa altura em que o "jovem" líder da oposição surge à frente nas sondagens.
Pela positiva destaca que os últimos dados económicos têm sido "encorajadores", com o PIB a crescer 1,1% no primeiro trimestre e as receitas fiscais acima do estimado.
"Estas reformas resolvem todos os problemas de Portugal? Claro que não. Mas eu respondo pelos últimos cinco anos", sublinhou o primeiro-ministro ao jornal britânico, lembrando a redução de 73 mil funcionários públicos entre 2005 e 2009.