Uma carta de 2014 da comissária europeia da Concorrência revela que uma solução para o Banif foi sendo adiada, "para não colocar em causa a saída de Portugal do Programa de Assistência Económica e Financeira" e garantir "estabilidade financeira".
Corpo do artigo
A carta, datada de 10 de dezembro de 2014, foi divulgada esta segunda-feira pela TSF e está endereçada à antiga ministra da Finanças, Maria Luís Albuquerque. As soluções apontadas no documento para uma possível resolução do problema são, segundo a rádio, muito semelhantes à anunciada por António Costa este domingo.
O documento escrito por Margrethe Vestagen revela ainda que o plano de reestruturação enviado à Direção-geral da Concorrência em outubro de 2014 não seria suficiente e que um novo plano teria de ser entregue até março de 2015, o que não aconteceu.
A TSF revela ainda que a Comissão Europeia estaria prestes a investigar formalmente o banco, mas não o fez porque Portugal se tinha comprometido com este plano de reestruturação que nunca chegou a ser entregue.