Stellantis vai vender automóveis chineses da Leapmotor na Europa a partir de setembro
O presidente-executivo da Stellantis, Carlos Tavares, revelou, esta terça-feira, que a Leapmotor Internacional, empresa criada com a chinesa Leapmotor para vender "carros elétricos acessíveis" fora da China, vai iniciar a comercialização dos seus modelos na Europa partir de setembro.
Corpo do artigo
Numa conferência de imprensa realizada em Hangzhou, na China, Carlos Tavares afirmou que os primeiros modelos da marca chinesa começarão a ser vendidos em nove países europeus, incluindo a Portugal, França, Itália, Alemanha, Holanda, Espanha, Bélgica, Grécia e a Roménia "a partir de setembro", sendo que o objetivo é introduzir um novo modelo todos os anos durante os próximos três anos.
"A estratégia é vender carros Leapmotor fora da China e, claro, continuar a proteger o que acho que é o mais importante, que é a oferta ao consumidor, e levar a mobilidade com emissões zero ao maior número possível de pessoas, para que possamos contribuir para resolver o problema do aquecimento global", salientou o gestor na conferência de apresentação da criação oficial da Leapmotor International B.V., uma 'joint venture' liderada pela Stellantis, com 51% do capital social.
Entretanto, a partir do quarto trimestre deste ano, os dois modelos do construtor chinês serão exportados para a América do Sul, nomeadamente Chile e Brasil, assim como para o Médio Oriente, África, Índia e para o Sudeste Asiático.
Em resposta à ofensiva dos construtores chineses de veículos elétricos na Europa, o grupo italo-franco-americano adquiriu, no ano passado, 20% do construtor chinês Leapmotor e criou uma empresa conjunta ('joint-venture') para produzir veículos elétricos de entrada no mercado internacional.
O objetivo é impulsionar "ainda mais" as vendas da empresa chinesa no mercado nacional e de tirar partido da presença global da Stellantis para acelerar as vendas em outras regiões, como a Europa, adiantou o construtor automóvel.
O acordo confere ainda direitos exclusivos de exportação e venda, bem como de fabrico de produtos Leapmotor fora da China.
A Leapmotor fabrica apenas veículos elétricos e vende 10 mil carros na China por mês.
O gigante automóvel Stellantis é o quarto maior fabricante mundial do setor, com marcas como a Citroën, Peugeot, Fiat e a Opel, bem como a Alfa Romeo e Jeep.