
Agravamento do IUC tem gerado protestos e buzinões, sobretudo no Porto e em Lisboa
Foto: Carlos Carneiro / Global Imagens
Anúncios para vender automóveis anteriores a 2007 aumentaram e existem stands em risco de fechar devido à subida do imposto.
Há cada vez mais portugueses a colocar os carros antigos à venda, receando a desvalorização das viaturas com a entrada em vigor do agravamento do imposto único de circulação (IUC), no próximo ano. As plataformas eletrónicas CustoJusto.pt e Standvirtual registaram um aumento até 13% nos anúncios de venda de automóveis usados, com matrícula anterior a 2007. A Associação Portuguesa do Comércio Automóvel confirma que, aos stands, estão a chegar mais clientes a tentarem vender esses veículos.
A medida, plasmada no Orçamento do Estado do próximo ano e que agrava o imposto em 25 euros para carros com matrícula anterior a julho de 2007 (esse aumento continuará nos anos seguintes), afeta, igualmente, muitos vendedores de automóveis. Por todo o país, existem stands em risco de fechar por não conseguirem suportar este agravamento, pois são chamados a pagar o IUC de dezenas de carros que têm em stock. O anúncio do Governo tem suscitado críticas e buzinões em todo o país.

