A taxa de desemprego na Alemanha baixou em março 0,2%, para 7,2%, e há agora 3,082 milhões de desempregados, anunciou a Agência federal do Trabalho, em Nuremberga.
Corpo do artigo
Na comparação em cadeia, com o mês anterior, foram registados menos 82 mil desempregados, e na comparação homóloga, com igual mês do ano anterior, altura em que a taxa de desemprego se situava nos 7,6 por cento, menos 182 mil pessoas sem trabalho, indicou a Agência federal do Trabalho (BA).
Trata-se da taxa de desemprego mais baixa num mês de março nos últimos 20 anos.
"O atual abrandamento da conjuntura praticamente não deixou rasto no mercado de trabalho, e o desemprego diminuiu, com a esperada reanimação no começo da primavera", disse, em Nuremberga, o presidente da BA, Frank-Juergen Weise, na apresentação dos novos números.
A população ativa na Alemanha também aumentou, para 41,1 milhões de pessoas, em fevereiro, mais 550 mil do que em igual mês do ano anterior, segundo dados do Instituto federal de Estatística (Destatis).
No seu barómetro mensal, apresentado na quarta-feira, o Instituto de Economia de Berlim (DIW) previu a continuação da evolução positiva no mercado de trabalho ao longo deste ano, e o regresso ao crescimento económico no primeiro trimestre de 2012, com um aumento de 0,1% do Produto Interno Bruto (PIB).
No último trimestre de 2012, a maior economia europeia sofreu uma queda de 0,2%, mas o governo e a generalidade dos analistas afastaram a hipótese de uma recessão, e esperam um crescimento entre 0,5% e 0,7% no conjunto dos 12 meses.