A Tesla anunciou, esta quarta-feira, a chegada a Portugal das versões renovadas dos Model S e Model X. Os modelos de topo de gama apresentam um conjunto de atualizações focadas em otimizar a eficiência e o conforto, que incluem melhorias no isolamento acústico do habitáculo, novo design de jantes e um aumento da autonomia, que atinge 744 km no Model S base. As encomendas já estão disponíveis, com os preços a começar nos 109.990 (Model S) e nos 114.990 euros (para o X) com as entregas previstas para novembro.
Corpo do artigo
A Tesla revelou o protótipo do Model S pela primeira vez em 2009, num tempo em que a utilidade dos veículos elétricos (VE) para o dia-a-dia era largamente posta em causa devido à autonomia limitada, tempos de carregamento prolongados e desempenho insatisfatório.
Em 2021, foi apresentada uma profunda reformulação dos modelos, com novos grupos motopropulsores, chassis, exteriores e interiores. Nesse ano, a marca lançou o Model S Plaid, com rotores envoltos em carbono, que se tornou um dos veículos mais rápidos do mundo, capaz de estabelecer o recorde de tempo de volta para um veículo elétrico de produção no circuito de Nürburgring em 2021 e, novamente, em 2023, com o Track Package atualizado.
O Model X Plaid adotou este grupo motopropulsor, transformando-se no SUV de produção mais potente do mundo, com 1020 CV.
Agora, 13 anos após o primeiro Model S, são introduzidas novas melhorias que se centram no conforto e na dinâmica de condução. As atualizações incluem um habitáculo mais silencioso graças a um maior isolamento contra o ruído do vento e da estrada, cancelamento de ruído ativo melhorado, novos materiais de isolamento e um design de chassis revisto. Em termos de design, foram introduzidos novos modelos de jantes (19" e 21" para o Model S, 20" e 22" para o Model X) e uma iluminação ambiente dinâmica.
Novas funcionalidades
As funcionalidades adicionais para maior comodidade englobam uma nova interface de utilizador específica, a inclusão de uma câmara integrada no para-choques dianteiro, um indicador de ângulos mortos e faróis adaptativos. No que toca à eficiência, as novas versões prometem maior autonomia devido aos pneus de baixa resistência e a um design mais aerodinâmico das jantes, garantindo também um desempenho mais consistente em climas extremos.
A versão Model S Plaid obteve atualizações adicionais que incluem uma nova fachada dianteira e traseira com divisória e spoiler em fibra de carbono, respetivamente, concebidos para aumentar a estabilidade em altas velocidades, e melhorias na unidade de acionamento.
Carregamento gratuito
A Tesla reforça o benefício de carregamento em Supercharger ilimitado e conetividade Premium gratuitos para o primeiro condutor, enquanto for proprietário do veículo.
O Model S está disponível em Portugal a partir de 109.990 euros, oferecendo na sua versão base 744 quilómetros de autonomia WLTP e aceleração dos 0 aos 100 km/h em 3,2 segundos. O Model X, por seu lado, tem um preço de partida de 114.990 euros, com 600 quilómetros de autonomia na versão de tração integral.
As entregas dos Model S e Model X renovados estão programadas para começar em novembro.